O asteróide 2020 QL2, uma grande rocha espacial considerada potencialmente perigosa, passou perto da Terra nesta segunda-feira (14), conforme informações da NASA. Segundo a agência espacial, o objeto tem mais de 120 metros de diâmetro e é um dos maiores já classificadas em sua designação NEO.
NEO, sigla em inglês para Objeto Próximo à Terra, inclui todo tipo de objeto (asteróides, cometas, meteoróides) cuja órbita intersecta a órbita do nosso planeta.
O que preocupa em relação ao gigantesco asteróide é o tempo de sua detecção. Segundo um relatório da Express UK, o 2020 QL2 só foi avistado pela primeira vez no dia 14 de agosto e, posteriormente, em 3 de setembro, ou seja, menos de duas semana do seu ponto mais próximo de distância.
A velocidade estimada do asteróide é de quase 38.620 km/h e passou, segundo as estimativas, a uma distância de 6,8 milhões de quilômetros da Terra. A medição atual revela que o QL2 viaja a 10,5 quilômetros por segundo.
Embora, pela sua velocidade e tamanho, o asteróide seja considerado como "potencialmente perigoso", a NASA garante que as chances de a rocha atingir a Terra são quase nulas, pois, se continuar sua trajetória atual, irá passar a uma distância cerca de dez vezes a distância entre a Lua e a Terra (384,4 mil quilômetros).
Créditos: Tecmundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário