Além dos Estados Unidos, diversos outros países desenvolvidos como a Rússia, China e Emirados Árabes Unidos e Europa, entraram na competição para enviar pessoas até o solo marciano. Além desses vários países, existe também uma empresa privada, a SpaceX do Elon Musk, que pretende lançar uma viagem a Marte, com uma tripulação de humanos, até meados de 2024.
Em suas projeções, até o final do século 21, Musk busca a implementação de uma cidade em solo marciano que venha a suportar em média, 1 milhão de pessoas. No entanto, mesmo sendo Vênus o planeta mais próximo à Terra, é o solo marciano que atrai mais o olhar e a curiosidade de cientistas e pesquisadores, são as características e a falta delas, que rodeiam esse planeta, que o faz tão fascinante.
Como já mencionado, Marte é o planeta que está após a Terra, mesmo que seja Vênus o mais próximo, é o solo marciano que pode receber, dentro de alguns anos, uma tripulação humana. A distância que separa o planeta vermelho do Sol é de, aproximadamente, 220 milhões de quilômetros. Enquanto a Terra fica localizada a uma distância de 150 milhões de quilômetros do Astro Rei, o Sol. Assim, a distância que separa à Terra de Marte é de 70 milhões de quilômetros.
Infelizmente, ambos os planetas possuem o seu próprio sistema de rotação o que fazem eles estarem distantes seguindo cada uma de suas órbitas. Assim, as órbitas do sistema solar são elípticas, não circulares, o que dificulta um pouco mais uma rota em linha reta desses dois planetas à uma curta distância.
Por causa dessa constante movimentação, fica complicado para os cientistas calcularem a média exata de uma rota da Terra, para Marte. Nosso planeta demora 1 ano para completar uma volta ao redor do Sol, enquanto o planeta vermelho leva 1,9 anos. Lançar qualquer objeto até Marte é como atirar em um alvo em movimento. No entanto, se não fosse essa diferença entre as rotações dos planetas, a viagem de um para o outro levaria somente 39 dias, em uma nave veloz como a New Horizons.
Além da distância, a velocidade da nave é um outro fator chave para que possa ser planejado uma viagem a Marte. Caso já tenha sido inventado tecnologia que imite a velocidade da luz até 2030, essa ponte entre os 2 planetas iria durar somente, 22 minutos. Mas, como ainda não existe, a rota leva cerca de 260 dias. Uma sonda enviada em 1964 para Marte, a Mariner 4, demorou 228 dias. Enquanto a Viking 1 e 2 chegaram após 304 e 333 dias, e a Curiosity, em 254 dias.
Créditos: SoCientífica
Nenhum comentário:
Postar um comentário