segunda-feira, 4 de maio de 2009

Galáxia NGC 4013


Esta é uma belíssima imagem de uma perfeita vista lateral da galáxia NGC 4013. Esta imagem revela com muitos detalhes grandes nuvens de poeira e gás se estendendo ao longo do disco principal da galáxia. A NGC 4013 é uma galáxia espiral, semelhante à nossa Via Láctea, estando cerca de 55 milhões de anos-luz da Terra na direção da constelação Ursa Maior. Vista de cima, ela pareceria um cata-vento quase circular, mas a NGC 4013 é vista de lado no nosso ponto de vista. Mesmo a 55 milhões de anos-luz, a galáxia é maior que o campo de visão do telescópio, e a imagem mostra somente um pouco mais do que a metade do objeto, mesmo assim com alto nível de detalhes.

3 comentários:

  1. Fala espaço sideral amigão!!! Agora tu tb tá nessa vida de blogueiro eh?? hehehehe...

    Teu blog tá bem feito. Tas de parabéns! Quem é aficionado pelo assunto q vai adorar mesmo! =)

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Valeu blog amigão!
    Eu ainda estou me aperfeiçoando nessa onda.
    Hehehe...
    Abração!

    ResponderExcluir
  3. paivarot do brasil...
    tah ficando só o filé o blog,
    é assim de poco-em-poco a galera fica mais faminta por conhecimento, e sei que você tem muito pra nos mostrar, vá lá e me emprecione meu garoto...
    abraço...

    ResponderExcluir