quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Aglomerado globular 47 Tucanae ou NGC 104


47 Tucanae (NGC 104) ou apenas 47 Tuc é um aglomerado globular situado na constelação de Tucana. Está a de cerca de 16.700 anos-luz de distância da Terra, e 120 anos-luz de diâmetro. Pode ser visto a olho nu, e é brilhante o suficiente para ganhar uma designação de *Flamsteed com uma *magnitude visual de 4.0. É apenas uma de um pequeno número de características com essa designação do céu do sul. 47 Tucanae foi descoberto por Nicolas Louis de Lacaille em 1751, a sua localização muito ao sul tem se escondido de observadores europeus até então. O aglomerado aparece aproximadamente com o tamanho da lua cheia no céu em condições ideais. É o segundo aglomerado globular mais brilhante no céu (depois de Omega Centauri), e é conhecido por ter um núcleo muito brilhante e denso. Ele tem pelo menos 21 estrelas retardatárias azuis perto do centro. NGC 104 concorre com NGC 5139 (veremos em uma futura postagem) para o título: O mais esplêndido Aglomerado Globular no céu. NGC 104 tem duas características em seu favor. Ele é arredondado e tem um centro mais compacto, no entanto, devido à localização, mais observadores vão para NGC 5139.

Idade estimada: 10 Bilhões de anos.

*A designação de Flamsteed é um sistema utilizado em astronomia para designar estrelas de uma constelação. Foi introduzido pelo astrônomo John Flamsteed numa versão preliminar de Historia coelestis Britannica, publicada por Edmond Halley e Isaac Newton em 1712, sem a permissão de Flamsteed. Esta designação é semelhante à designação de Bayer. Utiliza números em lugar de letras do alfabeto grego. A cada estrela é atribuida um número e o genitivo latim da constelação onde se encontra. Exemplos são 61 Cygni e 70 Ophiuchi. Estes números são atribuídos de acordo com a ascensão reta das estrelas que estão listadas em um catálogo chamado Historia Coelestis Britannica, compilado em Greenwich por Flamsteed, o primeiro astrônomo real britânico. Entretanto, as estrelas não foram numeradas pelo próprio Flamsteed; os números foram acrescentados após sua morte por Joseph Jerome le Français de Lalande(1732-1807), em uma edição francesa do catálogo, publicada em 1783.

*A magnitude visual, ou magnitude aparente, é uma medida do brilho de um corpo celeste visto a partir da Terra. Em outras palavras, é quão brilhante uma estrela aparece sem qualquer correção feita em relação à sua distância. A magnitude aparente é representada pela letra "m". Podemos facilmente comparar os valores de magnitudes aparentes atribuídos a vários objetos astronômicos. Para isso basta nos lembrarmos que quanto menor for o valor numérico atribuido à magnitude aparente, mais brilhante será o objeto. Números negativos de magnitude aparente indicam brilho extremo. Lembre-se sempre:
números mais baixos de magnitudes aparentes representam objetos mais brilhantes do que os números mais altos.


Fonte: Wikipédia

2 comentários:

  1. SENSACIONAL AGLOMERADO DE TUCANO.
    SÓ FALTOU O CAIXA DE JÓIAS DO CRUZEIRO DO SUL.

    ResponderExcluir
  2. A Constelação do Cruzeiro do Sul, já está prestes a ser postada, aguarde em breve.
    Abração!

    ResponderExcluir