sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Força misteriosa está trazendo sonda de volta ao Sistema Solar


Você lembra da Pioneer 10? Ela é uma sonda espacial que deixou o Sistema Solar em 1983. Pois bem, cientistas perceberam que a sonda está sendo empurrada de volta para o nosso sistema, por alguma força misteriosa. Inicialmente, os astrônomos pensaram que a sonda estava voltando por causa do impulso que uma sobra de gás nos motores da Pioneer que estivesse escapando causaria. Mas a força é praticamente constante. Outras possibilidades como radiação solar e gravidade também foram descartadas. A força misteriosa é 10 milhões de vezes mais forte do que a gravidade e os cientistas estão acreditando que possa se tratar de uma “nova força da natureza”, desconhecida até então. A velocidade da sonda, que é, atualmente, 43 mil quilômetros por hora e parece estar diminuindo 9 quilômetros por hora, mas a cada século. A Pioneer está fazendo os cientistas questionarem o conhecimento.

Créditos: HypeScience

10 comentários:

  1. é meu amigo Paivarot, não é de hoje que somos alertados, pode ser sim uma força natural, ou alguém não gostou do que viu e ta mandando de volta... vai saber..,
    mas Stephen Halking já vinha falando sobre sua opinião ao mandar sondas espaciais a torta e á direita, tomara que seja somente uma descoberta natural...

    ResponderExcluir
  2. Miguelito, a coisa ta feia, mas vamos aguardar mais descobertas.
    =D

    Abracão!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc e com o Stephen, quem disse que se por acaso tiver mais alguem la fora, eles devem ser "legaizinhos" como o ET do Steven Spielberg? Esse negócio de ficar dando bandeira que estamos aqui ainda vai custar caro.

    ResponderExcluir
  4. Pensa comigo, o ser humano briga com seu próprio vizinho por bobagem, imagina quando descobrir que não estamos sós no Universo?

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Bom, sei que essa matéria é meio antiga... Mas, mesmo acompanhando diariamente o Blog é a que mais chama minha atenção.
    Por fim... Como pode uma sonda que foi enviada estar voltando???? Existe a possibilidade de um "fenomeno natural" realmente ocorrer? visto que a gravidade segundo o autor da matéria, não teria participação. Alguem que não gostou nos enviou de volta? ( não seria mais facil simplesmente destruí-la? )
    Muitas perguntas, poucas respostas... Estaria eu exagerando ou essa matéria realmente não foi devidamente divulgada e explorada? Sinceramente gostaria de mais informações.
    Lembra de perto a famosa cena de uma famoso filme de terror dos anos 80, onde os garotos brincando com a bola na rua a deixam cair na casa vazia da vizinhança... E eis que alguem ou alguma coisa joga a bola de volta pra eles. ;)
    Sr. Lawrence Paiva, seu blog é muito bom e muito informativo. Parabens pela iniciativa e continue o bom trabalho!

    ResponderExcluir
  6. Caro leitor, muito obrigado por estar sempre acompanhando meu blog, é uma informação que me alegra muito! :)
    Infelizmente, creio que a "dona" NASA deve encobrir muita coisa e, infelizmente, ficamos sem algumas respostas, principalmente essas que você fez, uma delas me alegra...
    Quem sabe alguém está mandando ela de volta com alguma mensagem para a humanidade?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, Lawrence... Não gostaria de entrar na esfera ufológica do assunto. Mas justamente quando o homem não possui uma resposta racional a um fato ocorrido, fatalmente ele recorre ao oculto, sobrenatural ou fantasioso. E esta é justamente o tipo de noticia que mexe conosco!( pelo menos comigo ) Uma sonda enviada anos atrás por nós, está voltando. COMO? Creio sinceramente que a resposta para o enigma; Estamos sós nesse pedacinho de terra, perdidos no meio do nada. Seja mais óbvia do que parece... Mas são apenas minhas crenças! Estejamos atentos!

    Um abraço fraternal do leitor anonimo, Magno, de Niteroi -RJ.

    ResponderExcluir
  8. Eu lhe entendo perfeitamente, e eu não duvido de nada do que acontece ou das coisas que possam vir a acontecer, mas também acredito em outras formas de vida fora da Terra. E também não é assunto para eu comentar aqui, seria bom eu criar outro blog, não é? :)

    Forte abraço Magno!

    ResponderExcluir
  9. Levando em conta a quantidade de galaxias, estrelas inalcansaveis com planetas em órbita. a probabilidade de realmente haver vida inteligente ou no minimo complexa, fora do nosso quintal, é imensa. Não entendo o porque de tanto ceticismo em relação a essa questão.
    Questões do tipo: Ah, se os et's existem, porque não vieram se apresentar ainda? Provavelmente pelo mesmo motivo que eu ainda não fui a Africa caçar: É uma aventura com custos além do meu orçamento, teria que fazer mto planejamento e ainda correria o risco de ser atacado por um leão ou crocodilo. rs em fim, é muita bobagem...
    Mas a idéia do outro Blog é sim bem interessante... rsrs Devia cogitar a possibilidade.

    Abraço ;

    Magno.

    ResponderExcluir
  10. Você tem razão.
    Em relação a outro blog sobre ovnis, ets, etc... Eu ainda não criei, pois não tenho muito tempo.

    Valeu pela força, Magno!!!

    ResponderExcluir