sábado, 30 de julho de 2011

Sistema binário 55 Cancri abriga exoterra exótica

Uma dupla de estrelas, uma anã vermelha e uma anã laranja (90,5% da massa do Sol), iluminam os céus de uma das exoterras mais exóticas já descobertas até agora. Nos últimos anos a procura por um exoplaneta semelhante a Terra tem sido um dos temas mais apaixonantes da ciência. O mundo tem esperado ansiosamente pela descoberta de outra Terra. No entanto a descoberta da “Terra 2.0” tem sido um completo fiasco. Não porque os astrônomos não tenham encontrado alguma, pelo contrário! O problema está na tão pequena quantidade de candidatos que até agora foram identificados. Pior ainda, os candidatos são tão diferentes do nosso planeta que seria difícil imaginar que algum deles seja um gêmeo convincente. Os principais candidatos que se apresentavam até há pouco eram:
Gliese 581g, o quarto exoplaneta rochoso que orbita uma minúscula anã vermelha que reside a 20 anos-luz de distância da Terra na direção da constelação de Libra.
GJ 1214 b, um massivo exoplaneta rochoso menor que Netuno que orbita uma estrela na direção da constelação de Ofiucus a 40 anos luz de distância de nós.
HD 28185 b, um gigante gasoso em órbita quase circular em zona habitável de uma estrela similar ao Sol na constelação de Eridanus. Neste caso são as massivas luas deste exoplaneta, se existirem por lá, as potenciais candidatas a mundos habitáveis, ou seja, outras ‘Terras’.
Agora, felizmente, podemos adicionar outro exótico exoplaneta a esta pequena lista, o 55 Cancri f, um dos 5 exoplanetas conhecidos que orbitam uma anã laranja um dos cinco planetas conhecidos que orbitam uma estrela a laranja que se situa a cerca de 40 anos luz de distância na constelação de Câncer. Kaspar von Braun do Instituto Tecnológico de Califórnia en Pasadena e alguns colegas calcularam sua órbita com maior precisão pela primeira vez. Estas estimativas sugerem que 55 Cancri f é um genuíno candidato a hospedar água no estado líquido. Os astrônomos ressaltam que embora a órbita deste exoplaneta seja bem mais elíptica que a da Terra, 55 Cancri f passa a maior parte do tempo (74%) dentro da zona habitável do seu sistema. Além do mais, 55 Cancri f, lembra a Terra alguns aspectos. Seu ano quase a mesma duração do nosso (260,7 ± 1,1 dias). Além disso, com o aquecimento moderado de seu sol complementado com o efeito estufa de uma consistente atmosfera poderia suportar água líquida na superfície durante todo o ano. No entanto, ao contrário da Terra, sua massa é bem maior (0,144 (± 0,04) MJ) que a de nosso planeta, maior até que a de Netuno (0,054 MJ), embora não pareça ter uma densa atmosfera gasosa como Netuno. Além do mais o sistema onde reside 55 Cancri f tem dois sóis. Este sistema é um par binário que abriga uma estela anã laranja e uma companheira anã vermelha que orbitam seu centro de massa a uma distância de 1.000 unidades astronômicas (1.000 vezes a distância da Terra ao Sol, ou seja, cerca de 1.000 vezes 150 milhões de km). 55 Cancri f é um dos exoplanetas que faz para deste sistema estelar binário. Isto pode parecer estranho para nós, o céu em Cancri 55 f deve ser maravilhoso. Durante a metade do ano um par de sóis laranja e vermelho iluminariam o céu diurno. Na outra metade do ano a anã vermelha seria visível durante a noite dividindo o céu com as estrelas próximas. Este cenário, contudo, não faz de 55 Cancri f a exoterra mais promissora, mas a torna uma das mais exóticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário