quinta-feira, 7 de junho de 2012

Buracos negros gigantes podem estar à deriva no espaço

Buracos negros com milhões e até bilhões de vezes a massa do Sol podem estar flutuando à deriva na escuridão do espaço intergaláctico, viajando a velocidades de até milhões de quilômetros por hora. Estes gigantescos monstros cósmicos teriam sido expulsos do núcleo de galáxias por poderosas ondas gravitacionais durante seu processo de fusão, indica estudo feito com base em dados do observatório espacial de raios x Chandra, da Nasa. - É difícil acreditar que um buraco negro supermaciço com milhões de vezes a massa do Sol possa ser movido, muito menos expulso de uma galáxia a velocidades enormes – diz Francesca Civano, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica (CfA) e principal autora do estudo, que será publicado no próximo dia 10 no “The Astrophysical Journal”. - Estes novos dados, no entanto, apoiam a idéia de que as ondas gravitacionais, fissuras no tecido do espaço-tempo previstas por Albert Einstein, mas nunca detectadas diretamente, podem exercer uma força poderosa. Civano e sua equipe chegaram à conclusão com base no comportamento de um sistema conhecido como CID-42, localizado a cerca de 4 bilhões de anos-luz da Terra. Observações em luz visível feitas com o telescópio espacial Hubble e os telescópios em terra Magellan e VLT identificaram duas fortes e distintas fontes de luz no objeto, que acredita-se ser fruto da fusão recente de duas galáxias. Os dados sugerem que as fontes de luz estão se afastando a uma velocidade de pelo menos 5 milhões de quilômetros por hora. Enquanto isso, observações prévias do Chandra haviam detectado uma brilhante emissão de raios x na região, provavelmente causada por material superaquecido sendo devorado por um ou mais buracos negros. Estas observações, no entanto, não tinham resolução suficiente para identificar se as emissões vinham de uma ou das duas fontes de luz visível. Para esclarecer a dúvida, a câmera de alta resolução do Chandra foi apontada diretamente para o CID-42, e os dados mostraram que as emissões de raios x vinham de apenas uma das fontes de luz. Diante disso, os astrônomos acreditam que quando as duas galáxias colidiram, os buracos negros supermaciços em seus núcleos também se chocaram. Eles então teriam se fundido em um único buraco negro gigantesco, mas as intensas ondas gravitacionais do processo teriam também provocado um “coice” que acabou por lançá-lo rumo para fora da galáxia resultante. Já a outra fonte de luz visível seria um brilhante aglomerado de estrelas deixado para trás pela fusão das galáxias. Embora também acreditem que a expulsão de um buraco negro gigante pelo “coice” de ondas gravitacionais seja um evento raro, os astrônomos acreditam que, dada a vastidão do Universo, muitos deles podem estar viajando à deriva no espaço intergaláctico. - Estes buracos negros seriam totalmente invisíveis para nós, já que eles já teriam consumido todo gás em volta deles depois de terem sido expulsos de sua galáxia – destaca Laura Blecha, também do CfA e coautora do estudo.

Créditos: O Globo - Ciência

3 comentários:

  1. então,estamos correndo um grande perigo de sermos devorados por esses montros!qual é o risco real de sermos destruidos por um buraco negro?para min eu acho que este encontro é certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O risco realmente existe, pois não sabemos se estamos indo ao encontro de algum, até porque não conseguimos ainda, enxergá-los diretamente.

      Excluir
  2. Encontro com buracos negros super maciços acho impossível, pois as galáxias fora do Grupo Local estão se afastando de nós e não se aproximando. É mais provavel um encontro com buraco negro de origem estelar da nossa própria galáxia e mesmo assim esse risco é muito pequeno dado a vastidão entre as estrelas, o que também explica porquê a Terra e o Sistema Solar estão intactos há bilhões de anos.

    ResponderExcluir