segunda-feira, 23 de julho de 2012

M16: Pilares da criação

A imagem acima pode ser considerada uma das imagens mais famosas da década de 1990. Essa imagem foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble em 1995, e mostra os chamados glóbulos gasosos de evaporação, ou os EGGs emergindo de pilares de poeira e gás de hidrogênio molecular. Os gigantescos pilares têm anos-luz de comprimento e são tão densos que o gás no seu interior se contrai gravitacionalmente para formar estrelas. Em cada parte terminal de um pilar, a intensa radiação de estrelas jovens e brilhantes faz com que o material de baixa densidade se evapore, deixando assim os berçários estelares dos densos EGGs expostos. A Nebulosa da Águia, associada com o aglomerado estelar aberto M16, localiza-se a aproximadamente 7.000 anos-luz de distância. Os pilares da criação foram imageado novamente em 2007, mas dessa vez pelo Telescópio Espacial Spitzer e na luz infravermelha, deixando para que nós possamos conjecturar que os pilares já podem ter sido destruídos por uma supernova local, mas a luz desse evento ainda não teve tempo de alcançar a Terra.

Créditos: APOD

3 comentários:

  1. Imagens como esta sempre me impressionam.São tão bonitas, tão misteriosas que me fazem pensar sobre a existência de outros planetas, outras formas de vida e de seres semelhantes ou mais evoluídos do que nós.

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente me interesso por tudo que diz respeito ao Universo. Afinal, acho que foi de lá que viemos embora não tenhamos lembrança alguma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinceramente penso que fomos criados a partir de algo parecido com isso tudo que você pode ver nessa imagem, mas aqui no nosso sistema e, assim como existe vida e tudo que podemos observar aqui na Terra, acredito lá fora também existe.

      Obrigado pela visita e pelos comentários!
      Abraços Edinalva Martins!

      Excluir