quarta-feira, 20 de março de 2013

Sonda Voyager é o primeiro objeto humano a deixar o Sistema Solar

Pela primeira vez, um objeto fabricado pelo homem atingiu o abismo cósmico além dos confins do nosso Sistema Solar. A sonda espacial americana Voyager 1 é o primeiro veículo a iniciar a jornada pelo espaço profundo. Lançada da Terra em 1º de setembro de 1977, a missão vinha percorrendo as bordas da heliosfera mais rapidamente do que qualquer outro objeto fabricado pelo homem até hoje. A descoberta científica será publicada na revista especializada Geophysical Research Letters. No entanto, a Nasa (agência espacial americana) permanece cética quanto a essa conclusão. "O consenso entre a equipe da missão é que a Voyager ainda não deixou o Sistema Solar", afirmou um especialista da Nasa à Time, por e-mail. A instituição deve lançar um comunicado em breve a esse respeito. As duas sondas Voyager foram lançadas em 1977, com um mês de intervalo, e seguem em bom estado e funcionando. A Voyager 1 já percorreu 18 bilhões de quilômetros desde a Terra, e a Voyager 2 está atualmente a 15 bilhões de quilômetros do Sol. O programa de exploração tinha por objetivo estudar planetas do sistema solar. As duas sondas passaram por Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, incluindo 48 luas. A potência de suas baterias nucleares deve manter a missão ainda por alguns anos. Apenas por volta de 2030 não haverá mais energia na sonda. Os dados obtidos pelos nove instrumentos a bordo de cada uma das sondas fizeram desta missão a mais bem sucedida da história da exploração do sistema solar. As Voyagers revelaram numerosos detalhes dos anéis de Saturno e permitiram descobrir os anéis de Júpiter. Também transmitiram as primeiras imagens precisas dos anéis de Urano e de Netuno, descobriram 33 novas luas e revelaram atividade vulcânica em Io, além da estranha estrutura de duas luas de Júpiter.

Fonte: Terra

6 comentários:

  1. Olá Lawrence! Tempo atrás eu havia comentado em uma postagem informando que o texto estava incorreto, a postagem falava sobre a possibilidade de uma "supertempestade solar" atingir a Terra, você lembra?

    Bem, eu gostaria de dizer que esse texto também está incorreto. Embora alguns cientistas tenham afirmado que a sonda deixou o sistema solar, a Nasa divulgou nota dizendo que isso ainda não havia ocorrido. Estou no celular no momento, então não posso enviar o link para a matéria, mas você pode encontrar ela no site Inovação Tecnologica.

    Também gostaria de dizer que gosto muito do Imagens do Universo, e é justamente por isso que estou lhe alertando, infelizmente pela maneira como as informações são repassadas na internet informações falsas acabam circulando rapidamente, esse texto foi postado em grandes sites e portais da internet.

    Até mais!

    P,S.: desculpa, apenas agora vi que isso é mensionado no texto, mas vou comentar mesmo assim para o caso de você querer ver o texto no Inovação Tecnologica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mais uma vez Matheus Willder dos Santos, mas como você pôde perceber, no próprio texto é mencionado que há um consenso entre cientistas, de que ainda não ultrapassaram o Sistema Solar, como você também citou ao final da mensagem. Mas vamos aguardar até chegarem a conclusão dos limites do Sistema Solar, que continua um mistério.
      Lembramos sim do último comentário, tanto que nos corrigimos, retirando a matéria, infelizmente não tivemos como lhe responder por email, pois estávamos sem internet, e aqui pelos nossos cantos do Brasil (Belém), a internet é péssima.
      Obrigado mais uma vez e esteja sempre conosco!
      Abraços Matheus!

      Excluir
    2. Lawrence, a intenet é ruim em todo o Brasil, :D

      Bem, vi originalmente a matéria no G1 e após um tempo vi outra (também no G1) informando sobre a nota da Nasa, após isso vi novamente esse assunto no site Inovação Tecnológica, e quando vi aqui não li para enviar o comentário, li apenas depois e acrescentei minhas desculpas ao comentário já digitado, pois a notícia era do Terra, onde já haviam comentado no texto sobre a nota da Nasa.

      Enviei o comentário apenas para não “perder” o que já havia digitado, mas o objetivo era esclarecer isso, pois a notícia foi divulgada por muitos sites como sendo “verdadeira”, sendo que na verdade não havia consenso quanto à passagem da sonda para o meio interestelar.

      Sengundo o Inovação Tecnologica, um dos autores que fizeram a afirmação sobre a passagem da sonda não está nem mesmo vivo, pois aparentemente o estudo deles foram feitos com os dados recebidos no meio do ano passado, e ele faleceu em dezembro. Segue o link: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=sonda-voyager-nao-deixou-sistema-solar&id=010130130321

      Bem, obrigado e até mais.
      Abraços!

      Excluir
    3. Boa Matheus! Mais uma vez obrigado pela colaboração! Dei uma lida na matéria do ótimo site Inovação Tecnológica, como você citou no link. Fica aí meu email para você mandar sugestões, matérias, dicas, perguntas... o que você quiser para colaborar com nosso site.
      Abraços Grande Matheus!

      Excluir
    4. Ok Lawrence, obrigado! Abraços!

      Excluir