quinta-feira, 30 de outubro de 2014

6 dias de escuridão?

O website Huzlers.com noticiou:
“NASA confirma que a Terra irá ter 6 dias de completa escuridão em Dezembro de 2014! A escuridão abater-se-à sobre o planeta entre 16 e 22 de Dezembro. Durante estes 3 dias, num total de 216 horas, devido a uma tempestade solar, irá existir muita poeira na atmosfera, o que irá bloquear 90% da luz solar. O chefe da NASA, Charles Bolden, sugeriu que durante esses dias, as pessoas devem manter-se calmas.”

Muita gente foi enganada por esta “notícia”. As redes sociais são férteis para a divulgação de completos disparates acéfalos. Penso que qualquer pessoa com, pelo menos, um número mínimo de neurônios percebe que:
– tempestades solares são frequentes e não provocam qualquer escuridão.
– tempestades solares não levantam poeira na atmosfera terrestre.
– se no título diz que são 6 dias, a mesma história diz no texto 3 dias. Não é uma história consistente.
– ainda pior é o fato de que 216 horas são 9 dias! Não é 6 nem 3. Ou seja, a mentira não é consistente.

Claro que os neurônios necessários para compreender estas coisas, são normalmente abatidos quando falamos de acreditar e partilhar cegamente “notícias” nas redes sociais. Por outro lado, basta olharmos para a fonte em causa que percebemos que é um website com notícias falsas, satíricas e sensacionalistas. O próprio website diz: “Huzlers.com is a combination of real shocking news and satirical entertainment to keep its visitors in a state of disbelief.” É um website como o Inimigo Público, G17, The Onion, Weekly World News, World News Daily Report, etc. Por fim, esta história não é sequer original. A mesma história já tinha andado pela internet em 2012 (aquando da Profecia Maia) e anteriormente em 2011, em que os vigaristas diziam que o cometa Elenin iria provocar 3 dias de escuridão. Como sempre, nada acontece. Mas surpreendentemente, muitas pessoas continuam a nada aprender...

Créditos: Carlos Oliveira (AstroPT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário