terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Este objeto superbrilhante foi encontrado em Marte

Uma rocha extremamente reflexiva chamou atenção dos cientistas da NASA recentemente, e o rover Curiosity logo foi enviado para colher mais informações.
Com o pouso de sucesso da sonda InSight em Marte na última semana, o Curiosity acabou ficando de lado nos meios de comunicação. O veículo tem o tamanho de um carro destinado a explorar a superfície do planeta como parte da missão Mars Science Laboratory, e está em funcionamento desde 2012.
O Curiosity tem trabalhado na colina de Vera Rubin e está investigando o afloramento de rochas Highfield. Ele já esteve na região antes e detectou algumas imagens estranhas de quatro rochas. Por isso, os cientistas o enviou de volta para o local para examinar melhor a rocha que lembra ouro e outras três.
Esta rocha brilhante foi chamada de Little Colonsay, e é possível que ela seja um meteorito. De qualquer forma ela vai passar por uma análise química feita por Curiosity. O rover tem um laboratório portátil para esse tipo de análise.
O Curiosity também vai investigar três outras rochas. Uma delas é chamada Flanders Moss, que tem uma superfície escura. O rover vai fazer um pequeno buraco na superfície dela para analisar uma amostra e determinar sua composição química. As outras duas são Forres e Eidon.
Infelizmente, Curiosity é o único rover ativo em Marte no momento. O Opportunity está fora de funcionamento desde que uma tempestade de areia o obrigou a entrar em modo hibernação. O problema é que ele ficou preso neste estado adormecido, e os cientistas da NASA ainda não conseguiram colocá-lo de novo em atividade. No começo de 2019 deveremos receber mais novidades sobre o estado de saúde do rover.

    Créditos: Hypescience

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário