quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Astronautas produzem "carne de laboratório" no espaço pela primeira vez

Astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) usaram a técnica da empresa israelense Aleph Farms para produzir carne no espaço. O experimento foi realizado a 399 km de distância da Terra, no dia 26 de setembro, no segmento russo do laboratório espacial.
Células bovinas cultivadas na Terra foram levadas até à ISS, onde foram usadas para formar tecido muscular com o uso de uma impressora 3D da companhia 3D Bioprinting Solutions. O processo simulou o que acontece naturalmente nos corpos dos bois e das vacas.
Em dezembro de 2018, a Aleph Farms desenvolveu o primeiro bife criado em laboratório. Mas muito do protótipo ainda precisa ser melhorado, como o gosto, por exemplo. Mas se esse método obtiver sucesso quando aplicado em larga escala, isso pode ajudar a alimentar a população mundial, que deve alcançar um total de 10 bilhões de pessoas em 2050.
Um relatório de setembro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), alertou para como a criação de gado pode contribuir para as mudanças climáticas, tornando “uma situação desafiadora que poderá prejudicar a segurança alimentar”.
Segundo um estudo de 2019, feito por pesquisadores das universidades de Oxford e Amsterdã, se toda a humanidade passasse a comer carne cultivada em laboratório, seriam emitidos 80% menos gases do efeito estufa, e 99% menos terra seria ocupada para a pecuária.
No espaço, a tecnologia pode ajudar na nutrição dos astronautas, pois eles coletam moléculas líquidas da vaporização do ar e não contam com grandes quantidades de água para produzir alimentos.
“Estamos provando que a carne cultivada pode ser produzida a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer condição", afirmou o presidente da Aleph Farms, Didier Toubia, ao jornal britânico The Guardian . "Podemos potencialmente fornecer uma solução poderosa para produzir alimentos mais perto das populações que precisam, no momento exato em que for necessário".

Créditos: Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário