sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Cientistas estimam a massa da nossa galáxia

Uma equipe internacional de pesquisadores calculou a massa da Via Láctea. Os cientistas divulgaram artigo no servidor de preprints arXiv descrevendo o trabalho e os resultados.
A partir de pesquisas anteriores, estima-se que Via Láctea se estenda por, aproximadamente, 256 mil anos-luz. Nesse novo trabalho, os pesquisadores estimam que a massa da nossa galáxia seja de 890 bilhões de vezes a do Sol, ou de 1,7 tredecilhões de quilos.
Considerando que medimos a massa, o tamanho e a forma da galáxia de dentro dela, essas não são tarefas fáceis. Como não podemos ver muito da nossa galáxia, os cientistas procuraram outras formas de mapear a Via Láctea.
Para criar um modelo baseado em massa, os cientistas usaram dados sobre como estrelas, gás e outros materiais se movem na galáxia. Com esses dados criaram o que descrevem como “curva de rotação”. Isso foi necessário para entender as distâncias dos objetos galácticos, porque a galáxia não gira de forma uniforme.
Os pesquisadores perceberam que as forças de rotação podem ser relacionadas com as forças gravitacionais. Além disso, eles perceberam que é esse balanço que impede os objetos de serem sugados pelo buraco negro no centro da galáxia, ou de serem arremessados no espaço.
Isso ainda pode ser usado para calcular a massa de objetos. Ao calcular o estado de equilíbrio para todos os objetos na galáxia a equipe pode calcular todas as suas massas. A soma de todas elas deu um total aproximado.
Os cientistas ainda precisaram considerar a matéria escura, que compõe aproximadamente 93% da galáxia, de acordo com pesquisa anterior. Com as duas informações foi possível calcular a massa total da Via Láctea e fazer um cálculo da massa total de matéria escura.
O que dá mais crédito à descoberta é o fato de os pesquisadores concluírem que suas estimativas estão alinhadas com resultados de outros pesquisadores com o mesmo objetivo.

Créditos: Hypescience

Um comentário: