quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Viagem a Marte: quanto tempo leva para chegar lá?

A busca por vida fora do Planeta Terra é algo que já vem sendo debatido desde muito tempo atrás. No entanto, com os avanços da tecnologia, a hora para embarcar em uma aventura rumo ao planeta vermelho pode estar mais próximo do que imaginamos. Há pouco tempo foi enviado uma sonda até Marte, para que pudesse ser avaliado, de forma ampliada, toda a atmosfera do local. Até o momento, a NASA planeja fazer uma viagem a Marte, com tripulação à borda, apenas em 2030.

Além dos Estados Unidos, diversos outros países desenvolvidos como a Rússia, China e Emirados Árabes Unidos e Europa, entraram na competição para enviar pessoas até o solo marciano. Além desses vários países, existe também uma empresa privada, a SpaceX do Elon Musk, que pretende lançar uma viagem a Marte, com uma tripulação de humanos, até meados de 2024.

Em suas projeções, até o final do século 21, Musk busca a implementação de uma cidade em solo marciano que venha a suportar em média, 1 milhão de pessoas. No entanto, mesmo sendo Vênus o planeta mais próximo à Terra, é o solo marciano que atrai mais o olhar e a curiosidade de cientistas e pesquisadores, são as características e a falta delas, que rodeiam esse planeta, que o faz tão fascinante.

Como já mencionado, Marte é o planeta que está após a Terra, mesmo que seja Vênus o mais próximo, é o solo marciano que pode receber, dentro de alguns anos, uma tripulação humana. A distância que separa o planeta vermelho do Sol é de, aproximadamente, 220 milhões de quilômetros. Enquanto a Terra fica localizada a uma distância de 150 milhões de quilômetros do Astro Rei, o Sol. Assim, a distância que separa à Terra de Marte é de 70 milhões de quilômetros.

Infelizmente, ambos os planetas possuem o seu próprio sistema de rotação o que fazem eles estarem distantes seguindo cada uma de suas órbitas. Assim, as órbitas do sistema solar são elípticas, não circulares, o que dificulta um pouco mais uma rota em linha reta desses dois planetas à uma curta distância.

Por causa dessa constante movimentação, fica complicado para os cientistas calcularem a média exata de uma rota da Terra, para Marte. Nosso planeta demora 1 ano para completar uma volta ao redor do Sol, enquanto o planeta vermelho leva 1,9 anos. Lançar qualquer objeto até Marte é como atirar em um alvo em movimento. No entanto, se não fosse essa diferença entre as rotações dos planetas, a viagem de um para o outro levaria somente 39 dias, em uma nave veloz como a New Horizons.

Além da distância, a velocidade da nave é um outro fator chave para que possa ser planejado uma viagem a Marte. Caso já tenha sido inventado tecnologia que imite a velocidade da luz até 2030, essa ponte entre os 2 planetas iria durar somente, 22 minutos. Mas, como ainda não existe, a rota leva cerca de 260 dias. Uma sonda enviada em 1964 para Marte, a Mariner 4, demorou 228 dias. Enquanto a Viking 1 e 2 chegaram após 304 e 333 dias, e a Curiosity, em 254 dias.

Créditos: SoCientífica

Nenhum comentário:

Postar um comentário