quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Galáxia espiral NGC 4622


NGC 4622, encontra-se 200 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Centauro. NGC 4622 é um exemplo de uma galáxia com os principais braços espirais. Tem *Magnitude aparente de 12,5. Os astrônomos acreditavam que a galáxia NGC 4622 girasse no sentido anti-horário, de acordo como estão orientados os braços espirais exteriores, mas a galáxia realmente gira no sentido horário. Acredita-se que esta anomalia é resultado de uma colisão cósmica, em que essa galáxia consumiu a galáxia companheira e modificou o seu sentido de rotação pela somatória de momentos angulares ou o resultado de uma fusão entre a NGC 4622 e um pequeno objeto.

*A magnitude visual, ou magnitude aparente, é uma medida do brilho de um corpo celeste visto a partir da Terra. Em outras palavras, é quão brilhante uma estrela aparece sem qualquer correção feita em relação à sua distância. A magnitude aparente é representada pela letra "m". Podemos facilmente comparar os valores de magnitudes aparentes atribuídos a vários objetos astronômicos. Para isso basta nos lembrarmos que quanto menor for o valor numérico atribuido à magnitude aparente, mais brilhante será o objeto. Números negativos de magnitude aparente indicam brilho extremo. Lembre-se sempre: números mais baixos de magnitudes aparentes representam objetos mais brilhantes do que os números mais altos.

Créditos: NASA

2 comentários:

  1. Quem sabe um dia não venha a ter telescópios grandes mais baratos e possamos ver imagens como esta do quintal de casa...

    ResponderExcluir