segunda-feira, 29 de março de 2010

Redemoinhos em Marte



"Dust devils" (Poeira do Diabo) não são fenômenos restritos a atmosfera terrestre. Também ocorrem em Marte, tendo sido fotografados pela primeira vez pela sonda espacial Viking na década de 1970. Julga-se que esse fenômeno seja o responsável pelas misteriosas linhas que aparecem nas imagens da superfície marciana. Em 1997, a sonda Mars Pathfinder detectou a ocorrência dessas formações e, mais tarde, a sonda Spirit fotografou um grande redemoinho passando ao seu lado. Os dust devils de Marte podem apresentar tamanhos 50 vezes superiores aos redemoinhos observados na Terra, podendo então representar um desafio para as futuras pesquisas envolvendo a exploração desse planeta. Normalmente, esse tipo de formação dura poucos minutos, raramente a velocidade do vento passa de 100 km/h e não acontecem em situações de tempestade.

4 comentários:

  1. É engano meu ou o planeta Marte só tem podido ser visto nas madrugadas perto do amanhecer? E Mercúrio, dá para ser visto também? Eu trabalho à noite e vi um pequeno planeta nas constelações próximas do amanhecer. Não é o grande Vênus. Depois de algum tempo, elas mudaram de lugar como sempre, mas esse planeta continuou parado. É Marte ou Mercúrio?

    ResponderExcluir
  2. Se o mesmo tiver uma cor alaranjada, é Marte, se for esbranquiçado, tenha certeza que é Vênus.

    ResponderExcluir
  3. Então é Marte, é muito pequeno e alaranjado. Está ficando para trás em relação às constelações. É sinal de que ele está mesmo próximo da Terra, diferente delas. E Mercúrio, tem como vermos também ou não?

    ResponderExcluir
  4. Mercúrio é o terceiro maior corpo celeste que você pode encontrar no céu, ele pode ser encontrado no Pôr-do-Sol ou no nascer.
    Só mais uma informação, os planetas têm um brilho fixo, não piscam, pois estão refletindo a luz do Sol, com essa informação, você poderá encontrar melhor os outros planetas.

    ResponderExcluir