domingo, 25 de agosto de 2019

Alguns exoplanetas têm "maiores chances de abrigar vida" do que a Terra: entenda

A Terra parece um planeta feito para a vida sob medida: a temperatura, a presença de água e a atmosfera fazem dela o local ideal para abrigar seres vivos. Mas, durante o congresso de geoquímica Goldschmidt, que ocorreu na capital da Espanha neste mês, cientistas apresentaram um estudo afirmando que talvez planetas fora do Sistema Solar tenham condições ainda melhores para a existência da vida.
“ É uma conclusão surpreendente”, disse a cientista Stephanie Olson, que participou do estudo. “As condições em alguns exoplanetas com padrões de circulação oceânica favorável podem ser melhores para permitir vida que é mais abundante e mais ativa do que a da Terra.”
Para determinar quais mundos tinham melhores chances de abrigar vida, os pesquisadores investigaram os climas e os oceanos dos exoplanetas usando o ROCKE-3D , um software feito pelo Instituto Goddard de Estudos Espaciais, da NASA.
Os oceanos são muito importantes na regulação dos sinais de vida em outros planetas habitáveis. Marte, inclusive, pode ter um reservatório de água congelada e, há bilhões de anos, teria regiões com água corrente. Porém, quando se trata de oceanos em exoplanetas, o conhecimento que temos ainda é muito rudimentar.
“Quanto mais afloramento [subida das águas ricas em nutrientes], mais suprimento de nutrientes. Isso significa que há mais atividade biológica”, explicou Olson. “É isso que devemos procurar nos exoplanetas.”
Mas há ainda outros fatores relevantes, como a densidade atmosférica maior, rotação mais lenta e a presença de continentes — critérios que também aumentam as chances de habitação nos exoplanetas. “A Terra pode não ser otimamente habitável e a vida em outro local pode usufruir de um planeta que é ainda mais hospitaleiro do que o nosso”, contou a pesquisadora.
Agora, o novo estudo poderá ser usado para o desenvolvimento do design de telescópios que serão usados em futuras missões da NASA, como a do observatório espacial Large UV Optical Infrared Surveyor ( LUVOIR) e do Habitable Exoplanet Observatory (HabEx), que planeja, pela primeira vez, registrar uma imagem de um exoplaneta parecido com a Terra.

Créditos: Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário