domingo, 30 de agosto de 2009

Nebulosa da Águia ou M16


A Nebulosa da Águia (também conhecida como M16), contém um berçário de estrelas jovens e é muito luminosa. Apresenta uma torre de gases e poeiras com aproximadamente 9,5 anos-luz, ou seja, sensivelmente o dobro da distância entre o Sol e a segunda estrela mais próxima da Terra. Na imagem acima é possível visualizar duas zonas com cores distintas. A coloração deriva dos gases energizados pela poderosa luz ultra-violeta emitida pelo enxame. Na parte superior, a concentração de oxigênio é bastante superior às restantes enquanto que na parte inferior, a concentração de hidrogênio é dominante, e daí resultam as duas cores apresentadas na imagem. M16 foi descoberto por Philippe Loys de Chéseaux em 1745. No limite entre a constelação da Serpente (cauda) e a do Escudo, apenas a 2º a Norte de Sagitário, muito perto do equador galáctico e encontrando-se numa zona riquíssima do céu, a M16 é seguramente um dos objetos mais bonitos. Este enxame foi originado por uma nebulosa de gás e poeira, a IC 4703, a qual brilha agora por emissão, excitada pela luz de alta energia das suas jovens, massivas e quentes estrelas. A designação deste objeto advém da forma de uma águia no centro da nebulosa. De fato, na zona central da imagem existe abundância de estrelas supergigantes e muito luminosas, que no conjunto podem ter uma luminosidade superior a 25 mil sóis, quase comparável à de um enxame globular pequeno, apesar de serem apenas cerca de 65 estrelas. Assim se explica que a M16 tenha uma *magnitude de 6, apesar de estar a uma distância aproximada de 7.000 anos-luz. A dimensão da nebulosa é de 3.850 anos-luz.


*Glóbulo de Bok na astronomia, é uma nuvem molecular escura, em homenagem ao astrónomo Bart Bok que o estudou. Os glóbulos são as nebulosas da Via Láctea mais simples, mais pequenas e de menor massa que são capazes de formar estrelas.


Créditos: NASA & Wikipédia

6 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog!!!!!!
    Um dia chego a este nível... heheheheh
    http://dupis1248.spaces.live.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio!
    Também gostei do seu blog, achei interessante.
    Abração Dupis!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal mesmo,bem interessante adorei,sem duvidas virei uma fã...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos elogios, Thayla!
      Espero que continue nos prestigiando, sempre.
      Abraços!

      Excluir
  4. I'm gone to tell my little brother, that he should also pay a quick visit this website on regular basis to get updated from newest information.
    My blog post ... planetside 2 aimbot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks for visiting my blog. Unable to access your blog. Check back often. I do not know if I wrote correctly in English.
      Hugs!

      Excluir