quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O Cinturão de Órion, popularmente chamado de As Três Marias

As Três Marias

Constelação de Órion

Alnitak, Alnilam, e Mintaka, são as três brilhantes estrelas azuis da esquerda para a direita (este para oeste) ao longo da diagonal nesta aguçada visão cósmica. Conhecidas também como o Cinturão de Órion, essas três estrelas supergigantes azuis são muito mais quentes e massivas que o Sol. Estas estrelas poderosas residem a cerca de 1.500 anos-luz da Terra. Alnitak, Alnilam, e Mintaka nasceram no bastante conhecido e estudado berçário estelar de Órion. A propósito, as nuvens de gás e poeira interestelar nesta região nos mostram alguns formatos intrigantes e surpreendentes tais como a Nebulosa da Cabeça de Cavalo e a Nebulosa da Chama ao lado de Alnitak, à esquerda. A fabulosa Nebulosa de Órion fica abaixo deste campo estelar que cobre uma área com cerca de 4,5º x 3,5º do céu. Órion, o Caçador, é uma das constelações mais facilmente reconhecidas no céu noturno. Por outro lado, as estrelas da constelação de Órion e suas nebulosas não aparecem tão coloridas aos olhos de quem as observa. Na imagem acima a fria super gigante vermelha Betelgeuse [α Ori, a nona estrela mais brilhante no céu] destaca-se em cor amarela-alaranjada como a estrela mais brilhante no topo, à esquerda. A constelação de Órion contêm diversas estrelas quentes gigantes azuis, sobressaindo-se a supergigante Rigel [β Ori], a sexta estrela mais brilhante], contrapondo Betelgeuse, embaixo à direita, Bellatrix [γ Ori], no topo à direita e Saiph [κ Ori], embaixo à esquerda. Alinhadas no Cinturão de Órion (da esquerda para a direita) estão as gigantes azuis Alnitak, Alnilam e Mintaka, as 3 Marias, como são conhecidas no Brasil. Além das 3 Marias, vemos a estrela do meio da espada de Órion, Hatsya, que aparece avermelhada e borrada, por trás dessa estrela encontramos a o berçário de estrelas conhecido como a Grande Nebulosa de Órion.

Créditos: Eternos Aprendizes

32 comentários:

  1. Todas as estrelas de Órion são muito bonitas pelo brilho forte. Ao ver a nebulosa com facilidade nos telescópios, parece que está tudo ali pertinho.

    ResponderExcluir
  2. meeeeeeeeee...mó irado ...fomos no observatório em Videira,SC, e vimos o berçário de estrelas a Nebulosa de Órion...e é bem emocionante...bjosss

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários!

    Beijos e abraços

    ResponderExcluir
  4. ola boa Tarde.
    Parabéns pelo Blog.
    Gostaria se possível que vc me desse uma luz a respeito de um assunto que estou vendo na net referente ao planeta Nibiru também chamados de planeta X e dai por diante.
    Como pelo que diz diz que este planeta estaria perto de Orion gostaria de saber de vc se vc teria alguma opinião a respeito deste assunto ou se poderia colocar por terra todas estas teorias conspiratorias a respeito deste assunto.
    Desde já fico grato se poder comentar em seu próprio blog a respeito ou então me enviar uma resposta através do meu blog
    http://estradadasletras.blogspot.com/

    Mais uma vez muito obrigado!

    OMNIA VINCIT!

    ResponderExcluir
  5. Olá Anderson, bom dia!
    Primeiramente, muito obrigado pelo elogio! Isso me fortalece muito para buscar mais e mais conhecimentos e informações para as pessoas que são apaixonadas por astronomia.

    Até hoje o que sabemos, os únicos corpos celestes que estão sempre em rota de colisão com a Terra, são os cometas e asteróides, planetas não há nem um.

    Outro corpo celeste maior que está se aproximando da Terra é a estrela Gliese 710 que deverá chegar por aqui a uns 1,5 milhão de anos (http://imagensdouniverso.blogspot.com/2010/04/astronomos-descobrem-cinco-estrelas-em.html).

    "A história começou com alegações de que Nibiru, um planeta supostamente descoberto pelos sumérios, está se dirigindo para a Terra. Zecharia Sitchin, que escreve ficção sobre a antiga civilização da Mesopotâmia da Suméria, afirmou em vários livros (por exemplo, O Décimo segundo Planeta, publicado em 1976) que encontrou e traduziu os documentos que identificam os sumérios do planeta Nibiru, orbitando o Sol a cada 3600 anos. Essas fábulas suméria incluem histórias de "antigos astronautas da Terra" visita de uma civilização de alienígenas chamada Anunnaki. Nancy Lieder, um auto-declarado paranormal, escreveu em seu website Zetatalk que os habitantes de um planeta "imaginário" em torno da estrela Zeta Reticuli avisou que a Terra estava em perigo de um colisão com o Planeta X ou Nibiru. Esta catástrofe foi inicialmente prevista para Maio de 2003, mas quando nada aconteceu a data do Juízo Final foi movido para a frente, Dezembro de 2012. Recentemente estas duas fábulas têm sido ligadas ao fim da contagem maia no solstício de inverno em 2012 - portanto, a data do Juízo Final previsto, é para 21 de dezembro de 2012.

    Por tanto, concluímos que esses comentários, são simplesmente ficção.
    Obrigado pela pergunta! Qualquer dúvida, estarei sempre aqui.



    Atenciosamente,

    Lawrence Paiva

    ResponderExcluir
  6. As famosas estrelas que inspiraram a localização das piramides de Gizé, além de outros monumentos igualmente incríveis ao redor do mundo...


    Sempre fascinantes!

    ResponderExcluir
  7. manos e manas eu adoro descubrir coisas do universo me amarro ... se voces tiverem novidades me manda uma mensagem no meu e-mail : surf.freedon_zika@hotmail.com
    Ou me manda um recado pelo o orkut : gutinho_2008lindinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. como e a istoria do cinturão de oriom

    ResponderExcluir
  9. Sobre o Cinturão de Órion, eu posso lhe responder por e-mail assim que eu pesquisar a história, pois meu forte é astronomia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Faltou dizer que a principal caracteristica dessas três estrelas é que, vistas da Terra, elas estão alinhadas e equidistantes. Caso único nas constelações.

    ResponderExcluir
  11. Ok Fernando, obrigado pela informação!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Os Sumérios, os Atlantes, os Egípcios e os Maias ha muitas centenas de anos atrás mantinham o equilíbrio existencial com base no grande conhecimento que detinham sobre o universo, tendo em vista estes fatos você concorda que comparado as antigas civilizações desprovidas dos atuais avanços tecnológicos está correto afirmar que nada conseguimos de concreto na tentativa de descobrir os mistérios do universo uma vez que nada sabemos nós que estas antigas civilizações já não houvesse compreendido. Jesus. Jesusvicto07@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá caro Jesus! Eu tenho um pensamento sobre nós, homem do século XXI:
    Ainda estamos muito atrasados se pararmos para pensar no que as civilizações que você citou acima, descobriu naquela época, sem os equipamentos que temos hoje.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. E por falar em aparelhos meu sonho é ter um TELESCÓPIO não precisa ser como os de ultima geração da nasa mas aqueles que as pessoas que tem dinheiro disponivel tem. AAHHH como eu queria ter
    , eu iria ver o céu um pouco mais de perto, minhas filhas tambem são fascinadas pelo céu. Mas enfim vamos ver o céu como todos veem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho vontade de ter meu telescópio.
      Meu fascínio pelos astros também veio por influência da minha mãe.
      Abraços e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  15. É tudo mto lindo, sempre olho para o céu e vejo as tres marias e fico fascinada, mas percebi q não é o ano todo q elas aparecem..... Não me canso de admirá-las, e se tem alguém por perto eu chamo a atenção dele para o céu....rs e vamos lembrar q são obras das mãos do nosso Criador!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O céu também me fascina muito. Já me chamaram até de louco por eu olhar tanto para o céu.

      Abraços!

      Excluir
  16. Gostaria de saber se existe um sistema solar em volta das três estrelas de orion OBRIGADO meu mail é JAHM220@YAHOO.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hilaro Martin, até onde temos conhecimento, ainda não foi encontrado nenhum exoplaneta orbitando alguma das três estrelas do Cinturão de Órion.
      Abraços e obrigado ela pergunta!

      Excluir
  17. tenho elas em meu corpo! em sinais! acho impressionante essa ligação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem tenho no meu braço, curioso !

      Excluir
  18. Eu tenho sinais no meu peito esquerdo e na minha coxa direita que formam de forma incrivelmente idênticas ao cinturão da Constelação de Órion. Alguém poderia dar alguma explicação sobre essa marca de nascença. Parabéns pelo o blog, me amarro nesses assuntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho curiosas essas marcas que encontramos em nós mesmos.
      Obrigado pelo elogio!

      Excluir
  19. eu tenho as 3 marias idênticas em meu pescoço gostaria muitooooo de saber o que significa ou se realmente existe algum significado para isso obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao meu olhar, você teve uma feliz coincidência de ter sinais, formando as 3 Marias em seu pescoço.
      Abraços!

      Excluir
    2. Eu também tenho ... São idênticas ;S .. Só que em mim , elas se localizam-se no meu braço ( superfície ) esquerdo O.o
      Tenho vários sinais também no meu pescoço que sinceramente parece um TERÇO .. Cara sou meio assombrado com isso O.o

      Excluir
  20. Tâmii Cavalcante23 de junho de 2014 20:31

    Também tenho o cinturão de Orion em meu ombro e por isso decidi pesquisar mais sobre a constelação. Não foi mencionado, mas a última estrela, Mintaka, fica um pouquinho à esquerda, assim como a localização dela no sinal no meu ombro... feliz coincidência! Me sinto uma filha de Órion...kkk

    ResponderExcluir