terça-feira, 1 de junho de 2010

M13, o Grande Aglomerado Globular em Hércules


Em 1716, o astrônomo inglês Edmond Halley fez a seguinte anotação: "É apenas uma pequena mancha, mas que se mostra ao olho nu quando o céu está sereno, e a Lua, ausente." Como se sabe, M13 é agora modestamente conhecido como o Grande Aglomerado Globular em Hércules, um dos mais brilhantes aglomerados estelares globulares no céu do hemisfério norte. Visto através de telescópios, revela-se um espetacular aglomerado de centenas de milhares de estrelas. A uma distância de 25.000 anos-luz, as estrelas do aglomerado amontoam-se em uma região de 150 anos-luz de diâmetro, porém, ao nos aproximarmos do núcleo do aglomerado, mais de 100 estrelas poderiam estar contidas em um cubo de apenas 3 anos-luz de lado. Para fins de comparação, a estrela mais próxima do Sol está a mais de 4 anos-luz de distância. Além do denso núcleo do aglomerado, os limites externos de M13 estão destacados nesta nítida imagem colorida. As estrelas gigantes vermelhas e azuis do aglomerado que sofreram evolução aparecem em tons amarelados e azuis.

Créditos: APOD

4 comentários:

  1. Dizem que este é o aglomerado mais bonito do hemisfério norte. É uma pena que não é fácil vê-lo assim. Parece uma bola de algodão com telescópios médios. Quero ver uma foto nítida assim do Ômega Centauro.

    ResponderExcluir
  2. Se você conseguir algo sobre Ômega Centauro, mande pra mim, para uma futura postagem.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Se conseguir, mando. Mas você conhece mais meios para isso. Gosto de ver os objetos do hemisfério sul, que é o nosso.

    ResponderExcluir
  4. Ricardo dos Reis(ricardo-reis78@hotmail.com)19 de dezembro de 2010 às 19:32

    Li uma matéria dizendo que houve uma resposta a uma mensagem enviada a esse aglomerado, se for verdade não entendo porque não foi amplamente divulgada essa informação.

    ResponderExcluir