sexta-feira, 11 de maio de 2012

Lua Minguante e o Templo de Poseidon

A foto acima mostra o que parece ser uma Lua em sua fase quarto minguante impossivelmente enorme posando ao lado do templo de Poseidon com seus 2500 anos de idade. A foto acima foi feita no dia 15 de Março,de 2012 por volta das 2 da manhã, hora local. Da mesma forma que a Terra, uma metade da Lua sempre está iluminada pelo Sol. Nas fases quarto crescente e quarto minguante, nós observamos uma metade da porção que é iluminada pelo Sol e uma metade que se encontra na sombra. O tamanho aparente enorme da Lua nessa imagem, se deve a um efeito conhecido como Ilusão Lunar, que acontece quando a Lua se encontra perto do horizonte. Contudo deve-se notar que a razão principal para que a Lua apareça tão grande na imagem acima é a lente com distância focal de 600 mm que foi usada para fazer tal imagem.

Créditos: EPOD

Um comentário:

  1. Vamos lá.
    Uma distância focal de 600 mm não daria a visão de lente "grande angular" que vemos na fotografia.
    Outro fato é que NUNCA será possível, para nós desta era, vermos a lua em tal tamanho, mesmo sendo relacionada inconscientemente com a linha do horizonte.
    Levaríamos em conta que tal tamanho estaria relacionado diretamente a uma aproximação maior, que resultaria em um desalinhamento com resultado catastrófico devido a atração gravitacional.
    Ou seja = Foto manipulada

    ResponderExcluir