sábado, 30 de junho de 2012

Constelação de Hércules

Hércules é a quinta maior das 88 constelações modernas. Era também uma das 48 constelações de Ptolomeu. Foi nomeada em homenagem a Hércules, um antigo herói grego. Hércules não possui nenhuma estrela de primeira magnitude. Mu Hércules está a 27,4 anos-luz da Terra. O Apex Solar, isto é, o ponto no céu que marca a direção para onde o Sol está se movendo em sua órbita ao redor do centro da Via Láctea está localizado em Hércules, perto de Vega, nas vizinhaças da constelação de Lyra. Hércules possui dois notáveis aglomerados globulares: M13, o aglomerado globular mais brilhante no hemisfério norte, e M92.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber em quanto tempo o nosso Sol chegará a região em que hoje é ocupada pela constelação de hércules. Quantos anos este evento ocorrerá?
    Sgleite@oi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ápex solar, que foi descoberto pelo astrônomo William Herschel (1738-1822) em 1783, é um ponto para onde se dirige o Sol, levando junto todo seu colar planetário à velocidade de 72 mil km por hora, em direção à um ponto imaginário no céu, na direção da constelação de Hércules, próximo da estrela Vega, e assim como nosso Sol, as estrelas de Hércules também estão em movimento em torno da galáxia. Vou ficar lhe devendo em quanto tempo o sistema solar chegará lá, até porque cada estrela da constelação de Hércules ficam em distâncias diferentes umas das outras. O Grande Aglomerado Globular de Hércules (Messier 13, NGC 6205) é um aglomerado globular de estrelas na constelação de Hércules e é facilmente visível com pequenos telescópios. Situa-se a cerca de 25 mil anos-luz em relação à Terra. Se viajássemos a velocidade da luz e o aglomerado estivesse parado, chegaríamos lá em 25 mil anos.

      Abraços!

      Excluir