sábado, 20 de outubro de 2012

A primeira imagem colorida da superfície de Titã

Essa imagem foi capturada pela sonda Huygens, da Agência Espacial Européia, durante a sua descida de sucesso e pouso em Titã, em janeiro de 2005. Essa é uma imagem colorida, obtida após um processamento que adicionou a ela dados espectrais, e deu assim uma melhor indicação da cor verdadeira da superfície. Inicialmente pensados como sendo rochas ou blocos de gelo, eles têm tamanhos de seixos. Os dois objetos rochosos um pouco abaixo do centro da imagem têm 15 cm (esquerda) e 4 cm (centro) respectivamente, e estão localizados a uma distância de 85 cm da Huygens. A superfície é mais escura do que originalmente se acreditava, consistindo de uma mistura de água e gelo de hidrocarboneto. Existem também evidências de erosão na base desses objetos indicando uma possível atividade fluvial.

Créditos: Cienctec

6 comentários:

  1. Essa noticia não é de 2005?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a Huygens pousou em 14 de Janeiro de 2005, e se tornou o mais distante objeto feito pelo homem a pousar em outro mundo. Mas só foi postado para relembrar.

      Abraços!

      Excluir
  2. Nossa, que bom, estava esperando pra ver.. Legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa imagem é linda, ruim que não temos mais imagens como as que estamos recebendo de Marte, pela Curiosity.

      Abraços Paulo Rômulo!

      Excluir
  3. Aparentemente todo que qualquer paisagem extraterrestre é basicamente rocha e deserto...não há nada de lindo nisso fora o fato de ser uma paisagem nova, mas extremamente hostil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na "minha opinião", é uma linda imagem, por ser de um mundo nunca antes observado pelos olhos humanos, apesar de lembrar nossos desertos. Isso é belo pra "mim", ver outros mundos, até onde nossa tecnologia nos permite.

      Abraços!

      Excluir