sábado, 12 de janeiro de 2013

Belém, 397 anos

Vou fugir um pouco da astronomia e falar um pouco da minha bela e querida cidade.
Belém, município brasileiro, capital do estado do Pará, pertencente à Mesorregião Metropolitana de Belém e à Microrregião de Belém. Com uma área de aproximadamente 1.064,918 km², localiza-se no norte brasileiro. Com uma população de 1.392.031 habitantes, maior densidade demógrafica da região norte 1.307,17 hab/km², (IBGE), é conhecida como "Metrópole da Amazônia", e uma das dez cidades mais movimentadas e atraentes do Brasil. A cidade é sede da Região Metropolitana de Belém, que com 2.100.319 habitantes, é a 2º mais populosa da região, 12ª do país e 177ª do mundo, além de ser o maior aglomerado urbano da região. A cidade de Belém, considerada a maior da linha do equador, é também classificada como a capital com melhor qualidade de vida do Norte do Brasil. Em seus quase 400 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude, entre os quais o período áureo da borracha, no início do século XX, quando o município recebeu inúmeras famílias européias, o que veio a influenciar grandemente a arquitetura de suas edificações, ficando conhecida na época como Paris n'América. Hoje, apesar de ser cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial. A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Theatro da Paz, o Museu Paraense Emílio Goeldi, o mercado do Ver-o-Peso, e eventos de grande repercussão, como o Círio de Nazaré e a cidade do meu querido Clube do Remo, o leão do norte.
PARABÉNS MINHA QUERIDA BELÉM!

Fonte: Wikipédia

4 comentários:

  1. Eu estive em Belém no começo dos anos setenta - você nem pensava em nascer, Lawrence dos Céus! E gostei muito, apreciei muitíssimo a comida local - sempre adoro as comidas vendidas nas ruas, adoro mesmo! Foi num Carnaval - e o Carnaval era bem diferente daquele que eu conhecia no Rio. Adorei. Nunca mais retornei..., que pena. E no avião, eu pude ficar deslumbrada com a Floresta Amazônica! Inesquecível viagem, aquela para Belém durante um Carnaval dos anos setenta.

    Com um abraço estrelado,
    Janine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janine, tudo bem?
      Começo dos anos 70 foi quando meu pai veio para Belém e conheceu a minha mãe, nasci 12 anos depois. Minha querida Belém é muito bonita, mas infelizmente está tomada pela bandidagem, vamos aguardar a próxima prefeitura começar a agir, para ver se resolve alguma coisa. O carnaval de Belém ficou melhor, confesso que não gosto de festas, mas para quem curte, hoje em dia está melhor.

      Abraços Janine!

      Excluir
  2. abraços sempre estrelados, Lawrence dos Céus. Gosto muitíssimo de seu trabalho e o parabenizo por isso: grande trabalho, realmente. Estou sempre compartilhando suas notícias com minha Páginas no Facebook https://www.facebook.com/pages/Temas-sobre-Cosmologia-Astronomia-Mec%C3%A2nica-Celeste-e-Afins/286580011439780
    e também com um blog meu de estudos pessoais - http://daterraaoinfinito.blogspot.com.br/

    com um abraço estrelado e tudo de bom para todos nós, sob esse céu estrelado!

    Janine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Janine! A Laís e eu ficamos muito agradecidos.

      Abraços!

      Excluir