domingo, 31 de março de 2013

Como localizar um satélite no céu noturno

Uma das coisas mais interessantes para fazer em astronomia, sem usar um telescópio, é observar os satélites artificiais. No passado havia menos satélites, por isso ver um satélite por acaso era bem mais difícil. Agora temos milhares de Objetos de Baixa Órbita Terrestre (LEO na sigla em inglês), assim é muito comum encontrarmos satélites cruzando o céu noturno, sendo possível visualizar até mais de um ao mesmo tempo. Aqueles pequenos pontos de luz que viajam a grandes velocidades tem nome, função, origem, mas como saber? Alguns deles emitem sinais de rádio quem podem ser captados por nós civis em qualquer parte do mundo. Para descobrirmos quando e onde um satélite vai passar, podemos usar algumas ferramentas online e aplicativos para smartphone. Vamos à lista de ferramentas para ajudar você a encontrar seu satélite favorito.

Rastreador de Satélites da NASA
http://spaceflight.nasa.gov/realdata/tracking/
A NASA oferece em seu site um aplicativo online que apresenta dados em tempo real sobre o voo da Estação Espacial Internacional. A ferramenta é exclusiva para a ISS e possibilita prever quando o satélite estará visível em sua região. Muito útil para ajudar a localizar a posição real da ISS usando apenas o seu browser de Internet.

Rastreamento de Satélites em Tempo Real
http://www.n2yo.com/
Esse é um site que apresenta uma grande tela do Google Maps e mostra a exata posição de qualquer satélite disponível em seu banco de dados. Encontre listas como: satélites lançados recentemente, mais rastreados, geoestacionários, um monte de objetos feitos pelo ser humano pode ser rastreado usando apenas essa ferramenta.

Rastreando Satélites com seu Smartphone
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.agi.android.augmentedreality&hl=en
Estamos rodeados de tecnologia, nada melhor que usar seu smartphone para fins astronômicos no rastreamento de satélites. Satellite AR é um aplicativo para android que está disponível no Google Play, sendo capaz de mostrar a posição de qualquer satélite apenas apontando a câmera do smartphone para o céu. Os dados aparecem sobre a sua imagem revelando a posição exata, o nome do satélite, além de mais informações sobre o satélite – incluindo fotos e dados técnicos.

Fonte: Social Astronomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário