quinta-feira, 11 de abril de 2013

Descoberta inédita: primeiro asteróide troiano é encontrado na órbita de Urano

Pesquisadores do Canadá descobriram que o planeta Urano tem um suposto “amigo” proibido em sua órbita. Trata-se de um asteróide troiano, habitualmente conhecido por “troianos”, são grandes objetos que dividem a órbita de um determinado planeta do Sistema Solar. A partir de um observatório no Havaí, os pesquisadores da University of British Columbia localizaram um asteróide troiano de 60 quilômetros de largura, no planeta Urano em um ponto Lagrange (pontos especiais próximos de um sistema orbital de dois corpos massivos). Existem cinco pontos de Lagrange, L1, L2 e L3 são os pontos instáveis, situados ao longo de uma linha conectando os centros de gravidade das duas massas. Os chamados L4 e L5 podem ser estáveis ou instáveis, são nesses dois pontos que ficam ‘hospedados’ os asteróides. No caso de Júpiter, os pontos L4 e L5 hospedam mais de 3.000 asteróides de diversos tamanhos, e está localizado à frente ou atrás do planeta em um ângulo de 60°. Em Urano, os pesquisadores colocaram o nome do asteróide troiano de: 2011 QF99. Encontrado a 3.000.000.000 quilômetros de Urano, no ponto L4 de Lagrange, onde o troiano utiliza a força gravitacional do Sol e de Urano para se equilibrar. Os primeiros objetos troianos foram encontrados na órbita jupteriana. Em 1906, o astrônomo alemão Max Wolf descobriu o primeiro asteróide troiano, o 588 Aquiles. Até agosto de 2012, já foram encontrados 5.253 asteróides troianos em Júpiter. Porém, astrônomos acreditam que o número de troianos seja em torno de um milhão. Os asteróides troianos também foram avistados perto de Netuno, Marte e até mesmo da Terra. Mas, acreditava-se que eram extremamente improváveis próximos ao planeta de Saturno e Urano, porque Júpiter sugaria qualquer sobra de rochas do espaço deixadas pelo o Sistema Solar. A descoberta significa que os asteróides troianos podem se esconder perto de outros mundos inesperados, diz Rudolf Dvorak, da Universidade de Viena, na Áustria. “A variedade de troianos em nosso sistema reforça a necessidade de que outros sistemas estelares hospedam versões maiores desses companheiros orbitais”, Diz Dvorak. Em 2011, A NASA anunciou a descoberta do TK 2010, o primeiro asteróide troiano habitando a órbita da Terra, encontrado no ponto L4. O astrônomo Max Wolf, tinha o hábito de batizar corpos celestes com nomes da história clássica, então como o primeiro asteróide encontrado ganhou o nome de “Aquiles” e os outros dois de Pátroclo (primo de Aquiles) e Heitor (troiano que matou Aquiles), os asteróides ficaram relacionados à guerra de Tróia, e por isso são conhecidos por “troianos”.

Fonte: Jornal Ciência

2 comentários:

  1. Caro LAWRENCE, alguem publicou no facebook sobre uma suposta chuva de metoros que ocorrerá entre 22 e 23 de abril. voce sabe algum detalhe desse fenomeno?

    ASS. EDUARDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Eduardo, em abril, nós temos várias chuvas de meteoros, vou citar algumas: virginídeos de abril, theta-virginídeos, alpha-virginídeos e gamma-virginídeos, essas já aconteceram. As próximas serão Lyrídeos, Pi-Puppídea ou Pi-Púppida, a partir do dia 21 e amanhã acontercerá a máxima atividade da chuva de meteoros "Fireballs de Abril". Esperamos ter esclarecido suas dúvidas.
      Abraços!

      Excluir