sábado, 20 de julho de 2013

4 perguntas e respostas que você sempre quis saber sobre Buracos Negros

Muito se fala sobre eles, mas o que é um buraco negro?
O buraco negro é uma região espacial que concentra uma quantidade tão grande de massa, que nada consegue escapar da atração de sua força gravitacional, nem mesmo a luz. Esse é um dos objetos mais exóticos, curiosos e enigmáticos que existe no Universo. Se você perguntar a um amigo o que é um buraco negro, provavelmente ele dirá que se trata de “algo que suga tudo o que estiver em seu alcance, como se fosse um aspirador de pó”. Na prática, o buraco negro merece uma definição mais digna do que um mero “aspirador de pó”. Assim, foram selecionadas algumas das perguntas mais frequentes sobre buraco negros que foram respondidas pelo físico Dr. Dave Goldberg.
O que é um buraco negro?
O Universo é constantemente inundado de atividade. Partículas e antipartículas estão continuamente sendo criadas e aniquiladas, e na maior parte das vezes, se quer notamos isso. No entanto, o que ocorre próximo a um buraco negro é bem diferente. Dali nada pode escapar, nem mesmo a luz. Quanto maior a massa do buraco negro, maior é o seu “horizonte de eventos”, isto é, a região que determina que os objetos que estão em sua área já não conseguem mais voltar. “Há uma crença popular de que os buracos negros são máquinas vorazes de matar, sugando tudo em suas bocas escancaradas até que nada reste”, disse Daves. No entanto, Daves, de forma criativa, comparou um buraco negro com um urso. “Assim como os ursos, eles [os buracos negros] não vão incomodá-lo se você não incomodá-los”. Ou seja, o buraco negro é um corpo espacial muito denso que apenas traz para si os objetos espaciais que entrarem em seu “horizonte de eventos”. Uma vez estando ali, seja qualquer matéria e energia, ali ela permanecerá para sempre. E até agora, não se sabe o que acontece dentro de um buraco negro. Ele pode ter qualquer tamanho e possui três características específicas: massa, spin e carga elétrica. Em linhas gerais, o buraco negro é resultado da deformação do espaço-tempo causada por uma matéria maciça e altamente compactada, as estrelas, por exemplo.
Os buracos negros são buracos mesmo?
Na realidade, o buraco negro não é visto, já que as suas propriedades não permitem. A identificação do buraco negro é feita a partir dos eventos que estão a sua volta e são captados por imagens de satélite e raio x. A questão é que os buracos negros não são compostos por buracos propriamente ditos, mas são assim esquematizados pelos cientistas para melhor compreensão. Além disso, o buraco negro atrai bem menos objetos quando já são buracos negros, do que quando era a princípio uma estrela. Os buracos negros de núcleos estelares são tão pequenos que eles são capazes de consumir apenas um volume pequeno de matéria, mesmo possuindo um horizonte de evento que fica a 16 km de seu centro. Já uma estrela de dez massas solares atrai qualquer matéria em um raio de 32 milhões de Km.
Como se forma um buraco negro?
Uma estrela que possua aproximadamente 10 vezes a massa solar se desenvolve durante cerca de 1 bilhão de anos e nesse período transforma hidrogênio em hélio por meio de reações nucleares que ocorrem dentro de seu núcleo. O hidrogênio não é um elemento infinito dentro do núcleo estelar, e por isso, quando o combustível de hidrogênio se acaba, a estrela começa a colapsar sobre si mesma, pois não possui nada que sustente a pressão da gravidade. Enquanto a estrela vai encolhendo, a gravidade aumenta. Quando o raio da estrela for de aproximadamente 30 km, a sua velocidade de escape é tão intensa que chega a ser superior à da luz, e então forma-se um buraco negro.
Existem buracos negros na Via Láctea?
Sim. Recentemente, um buraco negro foi identificado no centro de nossa galáxia. Infelizmente, as nuvens de poeira obscurecem o centro galáctico, e por isso não é possível visualizar com precisão os eventos que ocorrem próximo ao buraco negro localizado na constelação de Sagitário.

Fonte: Jornal Ciência

2 comentários:

  1. Os observatórios espaciais Hubble e ISS, têm revelado imagens deslumbrantes do cosmos, que transcendem a nossa imaginação!

    ResponderExcluir
  2. O universo encanta!
    Obrigado pelo comentário, José Jakson!
    Abraços

    ResponderExcluir