quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Hubble registra explosões estelares na galáxia NGC 6984

As supernovas são objetos extremamente brilhantes. Elas são formadas quando uma estrela atinge o final da sua vida com uma explosão dramática, expelindo a maior parte do seu material no espaço. O objeto dessa nova imagem do Hubble é a galáxia espiral NGC 6984, abrigou uma dessas explosões em 2012, conhecida como SN 2012im. Agora, outra estrela explodiu, formando a supernova SN 2013ek – visível nessa imagem como o objeto proeminente brilhante, parecido com uma estrela logo acima e a direita do centro da galáxia. A SN 2012im é conhecida como uma supernova do Tipo Ic, enquanto que a supernova mais recente, a SN 2013ek é do Tipo Ib. Ambos os tipos resultam do colapso de núcleos de estrelas massivas que expeliram – ou perderam – suas camadas externas de hidrogênio. Acredita-se que as supernovas do Tipo Ic perdem a maior parte de seus envelopes externos mais do que as do Tipo Ib, incluindo uma camada de hélio. As observações feitas para gerar a imagem acima foram feitas em 19 de Agosto de 2013, e tiveram como objetivo apontar o local dessa nova explosão com mais precisão. A supernova de 2013 ocorreu tão perto da SN 2012im que acredita-se que os dois eventos estejam de alguma forma linkados, a chance de duas supernovas completamente independentes tão perto e da mesma classe explodindo com um ano de diferença é um evento astronômico muito improvável. Inicialmente sugeriu-se que a SN 2013ek pode ter sido de fato uma nova explosão da SN 2012im, mas observações posteriores suportam a idéia de que elas são supernovas separadas – embora elas devem estar relacionadas de alguma maneira.

Fonte: Cienctec

2 comentários:

  1. Olá Lawrence. acompanho teu blog quase que diariamente e adoro os conteúdos que você posta.
    tenho uma dúvida e gostaria de dividir com você: Sabemos que vênus tem quase o tamanho da terra, e a velocidade da sua órbita também é bem parecida com a da terra. no entanto a sua rotação é incrivelmente mais lenta, o que impossibilitou a formação de um campo magnético e consequentemente criou um enorme efeito estufa transformando o planeta em uma verdadeira panela de pressão.
    PERGUNTA>> Que mudanças aconteceriam em vênus se acontecesse algo tão extraordinário que aumentasse a velocidade da sua rotação tornando-a igual ou um pouco maior do que a da terra? EDUARDO SILVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela ótima pergunta, meu caro Eduardo Silva!
      Eu sinceramente, não tenho uma opinião formada sobre este assunto, mas estou atrás de uma boa resposta para esclarecer sua dúvida.
      Abração!

      Excluir