quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Inacreditavelmente, isso é a foto de uma galáxia distante


A imagem acima foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble e mostra a galáxia espiral NGC 5033, localizada a cerca de 40 milhões de anos-luz de distância na constelação de Canes Venatici, os Cães de Caça.
Semelhante em tamanho à nossa própria galáxia, a NGC 5033 tem pouco mais de 100.000 anos-luz de diâmetro.
Como na Via Láctea, seus braços espirais são pontilhados de regiões azuis, indicando a formação contínua de estrelas. Essas zonas são, portanto, recheadas de estrelas jovens e quentes. Já o centro da galáxia, mais avermelhado, é povoado de estrelas mais antigas e frias.
As semelhanças com a Via Láctea acabam por aí. A NGC 5033 possui um núcleo muito mais brilhante e energético que o nosso, recebendo a classificação de galáxia Seyfert.
Tais galáxias espirais têm núcleos galácticos ativos extremamente pequenos e muito luminosos, alimentados por um buraco negro supermassivo.
Devido a sua atividade contínua, a galáxia brilha em todo o espectro eletromagnético. Esta energia liberada mostra que o buraco negro central está atualmente devorando estrelas, poeira e gás que se aproximam dele. Quando toda esta matéria cai no buraco, irradia-se em muitos comprimentos de onda diferentes.
Embora sua proximidade relativa à Terra a torne um alvo ideal para astrônomos profissionais que desejam estudar seu núcleo com mais detalhes, seu grande tamanho aparente no céu noturno e seu brilho intenso também fazem da NGC 5033 uma favorita entre astrônomos amadores.

Fonte: Hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário