sábado, 14 de setembro de 2019

Explosões podem ter criado os lagos de Titã, a maior lua de Saturno

A maior das mais de sessenta luas de Saturno é Titã, que possui grandes lagos e rios feitos de metano e etano. Um novo estudo, publicado na revista Nature Geoscience, mostrou que esses grandes volumes líquidos podem ter surgido a partir de uma explosão causada por mudanças climáticas similares às que ocorrem na Terra atualmente.
Os pesquisadores acreditam que nitrogênio líquido pode ter saído da crosta da lua devido ao aumento das mudanças atmosféricas do satélite, resultando em crateras que depois foram preenchidas por metano.
“Isso é uma evidência de que Titã passou por pelo menos um episódio de mudanças climáticas de um período mais gelado do passado”, contou à Revista Astronomy, o co-autor do estudo, Giuseppe Mitri, da Universidade G. d'Annunzio, na Itália.
Assim como têm ocorrido com a Terra, Mitri acredita que Titã aqueceu devido à um aumento dos níveis de metano, gás do efeito estufa. A hipótese, no entanto, ainda está em debate, pois os lagos podem ter se formado por outros processos químicos e físicos.
Os cientistas começaram a estudar os lagos da lua de Saturno intrigados por dados da sonda Cassini-Huygens da NASA, que registrou rios com bordas que não podiam ser explicadas por teorias anteriores acerca da formação dos volumes de água.
Mais dados sobre a lua podem chegar pelo drone Dragonfly, que a NASA planeja lançar em 2026 para chegar em Titã em 2034. Somente sondas e robôs podem chegar ao satélite. Por enquanto, não é possível que um humano visite Titã.
Mas o pesquisador Jonathan Lunine, que fez parte do estudo sobre a lua, já imagina como seria uma visita. "Um dia eu poderei sentar em uma parte alta e beber um ótimo vinho italiano e olhar para o lago imaginando que estou em Roma”, ele disse. “Mas estou em Titã e não há água lá, mas metano líquido.”

Créditos: Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário