sexta-feira, 19 de junho de 2009

Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar

video

Júpiter é o maior planeta do sistema solar, e o quinto a partir do Sol. É conhecido pela Grande Mancha Vermelha e pelos seus quatro grandes satélites: Ganímedes, Europa, Io e Calisto.
Júpiter tem 2,5 vezes mais massa do que todos os outros planetas tomados em conjunto. Tem 318 vezes mais massa do que a Terra, um diâmetro 11 vezes superior ao terrestre e um volume 1300 vezes maior que o da Terra. Foi apelidado por muitos de "estrela falhada". Mesmo assim, e por mais impressionante que Júpiter seja, já se descobriram vários planetas extra-solares com massas muito maiores. Por outro lado, pensa-se que Júpiter tenha um diâmetro tão grande como é possível a um planeta com a sua composição, visto que adicionar-lhe mais massa teria apenas como resultado aumentar a compressão gravitacional. Não existe uma definição inequívoca do que distingue um planeta grande e massivo, como Júpiter, de uma anã marrom, mas para que fosse uma estrela Júpiter teria de ter cerca de setenta vezes mais massa do que a que tem.
Júpiter tem também a rotação mais rápida de todos os planetas do sistema solar, o que resulta num achatamento facilmente visível através de um telescópio. A sua característica mais conhecida é provavelmente a Grande Mancha Vermelha, uma tempestade com ventos de até 500 km/h. É quase duas vezes maior que a Terra, e está ativa há cerca de 300 anos. O planeta está coberto por camadas de nuvens. Novas fotos tiradas pelo telescópio Hubble mostram uma nova mancha vermelha surgindo próxima à Grande Mancha Vermelha.
Júpiter costuma ser o quarto corpo mais brilhante no céu (depois do Sol, da Lua e de Vênus). O planeta é conhecido desde os tempos antigos. A descoberta de Galileu Galilei em 1610 de quatro grandes satélites naturais gravitando ao redor de Júpiter, hoje chamados satélites galileanos (Io, Europa, Ganímedes e Calisto) foi a primeira descoberta de movimentos de corpos no espaço aparentemente não tendo a Terra como centro. Este foi o maior ponto a favor da teoria heliocentrista do movimento dos planetas, de Nicolau Copérnico; os discursos de Galileu em favor das teorias de Copérnico fizeram com que fosse julgado pela Inquisição.

Algumas características:
Tempo de Rotação: 9 horas e 55 minutos
Tempo de Translação: 12 anos
Velocidade orbital média: 13.07 km/s
Inclinação: 1.305°
Satélites naturais: 63 (até o momento)
Massa (relativa a massa terrestre Terra = 1): 317,94
Distância média do Sol: 778.000.000 Km
Características físicas:
Diametro: 142.984 Km
Área da superfície: 6.21796×1010 km²
Velocidade de escape: 59.5 km/s
Temperatura: -120°
Atmosfera:
81% de Hidrogênio
18% de Hélio
0.3% de Metano
0.026% de Amônia
0.0006% de Etano
0.0004% de Vapor de água

Nenhum comentário:

Postar um comentário