sexta-feira, 31 de julho de 2009

Galáxia M87, uma das maiores galáxia conhecida


A galáxia M87 é uma das maiores galáxia conhecida, é do tipo elíptica, mas é quase totalmente esférica. M87 situa-se a 50 milhões de anos-luz da Terra, no aglomerado de galáxias de Virgem. O buraco negro situado no centro da galáxia M87 teve sua massa estimada em 6 bilhões de vezes a massa do Sol. NGC 4486 ou M87 Possui pouco mais de 125 mil anos-luz de diâmetro, sendo assim uma das maiores galáxias elípticas conhecidas, uma *magnitude aparente de +8,6, uma *magnitude absoluta de -22, uma *declinação de +12° 23' 26". A galáxia NGC 4486 foi descoberta e catalogada em 18 de Março de 1781 por Charles Messier. No centro desta galáxia encontra-se um dos maiores buracos negros supermassivos de que se tem conhecimento. Essa galáxia emite grande quantidade de ondas de rádio, possui mais de 1 trilhão de estrelas e é a mais brilhante galáxia do aglomerado a que pertence. O raio de Schwarzschild do buraco negro supermassivo no centro da M87 tem tamanho comparável ao raio do nosso sistema Solar. No caso específico de buracos negros supermassivos, como o que pertence a M87, a matéria que espirala em queda se ioniza, formando campos magnéticos extremamente poderosos. Assim parte da matéria ionizada é ejetada em fluxos atingindo velocidades próximas a da luz (relativísticas). A matéria expelida pelos jatos consegue escapar de sua força gravitacional. Esses jatos de matéria consistem em alguns dos objetos de maior tamanho no Universo, conseguindo atingir centenas de milhares de anos-luz de distância no espaço intergaláctico, a partir de sua origem no buraco negro central.


Créditos: Wikipédia, NASA, ESA & Hubble Telescope

*Magnitude absoluta:
A magnitude absoluta nos permite comparar o brilho de objetos sem levar em consideração as distâncias em que eles se encontram.

*Magnitude aparente:
Em Astronomia, magnitude aparente é uma escala para comparação do brilho das estrelas desenvolvida pelo astrônomo grego Hiparco há mais de 2000 anos. A magnitude aparente fornece uma forma de comparar quão brilhante um objeto parece em relação a outro, mas não quão brilhante ele é. Isto porque a magnitude aparente depende da distância em que o objeto se encontra.

*Declinação: A declinação de um astro é o arco do meridiano do astro compreendido entre o plano do equador celeste e o astro. Mede-se de 0º a 90º para Norte ou para Sul, sendo por vezes representado com um valor entre + 90º e − 90º (positivo representando o Norte e negativo o Sul). É um dos valores angulares utilizadas para definir a posição de um astro num sistema de coordenadas equatoriais, o outro sendo o ângulo horário ou a ascensão reta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário