quarta-feira, 29 de julho de 2009

Grande impacto no planeta Júpiter

23 de julho de 2009
19 de julho de 2009

Esta imagem acima, em *infravermelho obtida pelo telescópio Keck II no Havaí mostra a nova mancha observada em Júpiter, veja o tamanho em comparação a Terra e em relação a Grande Mancha Vermelha, na imagem acima. Astrônomos usando o observatório Keck no Havaí capturaram os resultados de um objeto que se chocou com Júpiter, exatamente 15 anos após o impacto que Júpiter sofreu com a queda de mais de 20 fragmentos do cometa Shoemaker-Levy 9. O evento foi flagrado pelo astrônomo amador Anthony Wesley em Murrumbateman, Austrália, no domingo, 19 de julho de 2009, segundo explicações da New Scientist. Ele agiu rápido e comunicou os resultados por e-mail e vários cientistas americanos tais como Paul Kalas da Universidade da Califórnia em Berkeley, Michael Fitzgerald do Lawrence Livermore National Lab e da UCLA e Glenn Orton do Jet Propulsion Lab da NASA logo passaram a investigar o fenômeno. Um time de astrônomos “estava com tempo alocado no telescópio Keck II” e foi capaz de confirmar as observações de Wesley. As evidências que suportam a teoria do fenômeno do impacto vêm da visão da “mancha brilhante onde o impacto ocorreu, significando que o choque aqueceu a atmosfera inferior naquela área” e “a presença acima do normal de amônia na atmosfera superior”, similar ao que foi detectado na ocasião da queda do cometa Shoemaker-Levy 9, em 1994.


*infravermelho:
A radiação infravermelha (IV) é uma radiação não ionizante na porção invisível do espectro eletromagnético que está adjacente aos comprimentos de onda longos, ou final vermelho do espectro da luz visível. Ainda que em vertebrados não seja percebida na forma de luz, a radiação IV pode ser percebida como calor, por terminações nervosas especializadas da pele, conhecidas como termorreceptores.

Créditos: NASA, Paul Kalas (UCB), Michael Fitzgerald (LLNL/UCB), Franck Marchis (SETI Institute/UCB), James Graham (UCB)

3 comentários:

  1. ah, se não fosse Júpiter...
    valeu Paivarot mais uma das demonstrações de heroismo deste enorme planeta, hehehe....

    ResponderExcluir
  2. Só falta agora os ambientalistas dizerem que esses fenômenos físicos ocorridos no universo é devido ao desmatamento na amazonia.

    ResponderExcluir
  3. =D
    Realmente.
    Obrigado pelos comentários!

    ResponderExcluir