segunda-feira, 20 de julho de 2009

Pequena Nuvem de Magalhães ou NGC 292


A Pequena Nuvem de Magalhães é também conhecida como NGC 292. É uma galáxia anã irregular, em órbita da Via Láctea. Contém mais de 30 bilhões de estrelas, a uma distância de 200.000 anos-luz, é uma das vizinhas mais próximas da nossa Galáxia, é melhor visível no Hemisfério Sul. Forma um par com a Grande Nuvem de Magalhães. Explorando NGC 292, astrônomos identificaram uma população de estrelas com chavêtas embrionárias, ao longo da poeira escura, visível do lado direito. A Pequena Nuvem de Magalhães é uma galáxia irregular e membro do Grupo Local de galáxias, localiza-se na fronteira entre Hidra e Tucano. É facilmente visível a olho nu como uma mancha de luz enevoada e alongada. Ao vasculhar o céu com um telescópio ou um bom binóculo, é visível muitas nebulosas proeminentes e aglomerados estelares espalhados pela Pequena Nuvem de Magalhães.

Créditos: ESA & NASA

4 comentários:

  1. Eu achei que a Pequena e a Grande Nuvem de Magalhães eram nebulosas por causa da palavra nuvem usada para elas. Quem diria que são duas galáxias visíveis a olho nu.

    ResponderExcluir
  2. Mas esse nome foi dado pelos observadores mais antigos, pois, a distância, parece uma nuvem mesmo, como você já deve ter observado.

    Leandro, valeu pelo comentário e continue acompanhando sempre as novidades astronômicas!

    ResponderExcluir
  3. Vivendo e aprendendo, né. Lawrence, daí de Belém do Pará dá para ver a Ursa Menor e a estrela Polar? Como você sabe, daqui de MG e outros estados mais ao sul, nunca dá para ver.

    ResponderExcluir
  4. Estrelas polares são estrelas que estão sobre os pólos celestiais. A Estrela Polar do hemisfério sul é fraca. Já o hemisfério norte tem a Polaris. Não é visível no hemisfério sul. Depois de passarmos pela linha do Equador, ela fica cada vez mais alta no céu.

    ResponderExcluir