terça-feira, 4 de agosto de 2009

Urano, o planeta deitado do Sistema Solar



Urano é o sétimo planeta a partir do Sol e é o terceiro maior no sistema solar. Foi descoberto por William Herschel em 1781. Tem um diâmetro equatorial de 51.724 quilômetros e orbita o Sol a cada 84 anos terrestres. A distância média ao Sol é 2.87 bilhões de quilômetros. A duração de um dia em Urano é 17 horas e 14 minutos. Urano tem pelo menos 27 luas. As duas maiores luas, Titânia e Oberon (veremos em futuras postagens), foram descobertas por William Herschel em 1787. A atmosfera de Urano é composta por 83% de hidrogênio, 15% de hélio, 1,99% de metano e pequenas porções de acetileno e outros hidrocarbonetos. O metano na alta atmosfera absorve a luz vermelha, dando a Urano a sua cor azul-esverdeada. A atmosfera está organizada em nuvens que se mantêm em altitudes constantes, semelhantes à orientação das faixas latitudinais vistas em Júpiter e Saturno. Os ventos a meia-latitude em Urano sopram na direção da rotação do planeta. Estes ventos sopram a velocidades de 40 a 160 m/s. Experiência com sinais de rádio registaram ventos de cerca de 100 m/s soprando na direção oposta no equador. Urano distingue-se pelo fato de estar inclinado para um lado. Pensa-se que a sua posição invulgar é resultado da colisão com um corpo do tamanho de um planeta no início da história do sistema solar. A Voyager 2 descobriu que uma das influências mais notáveis desta posição inclinada é o seu efeito na cauda do campo magnético, que por sua vez está inclinado 60° em relação ao eixo de rotação. A cauda magnética mostrou-se torcida pela rotação do planeta numa forma espiralada atrás do planeta. A origem do campo magnético é desconhecida; O oceano de água e amônia eletricamente condutivo e super-pressurizado que se pensava estar entre o núcleo e a atmosfera, vê-se agora que não existe. Crê-se que os campos magnéticos da Terra e de outros planetas provêm de correntes elétricas produzidas pelos seus núcleos fundidos.

Esta imagem de cor modificada mostra os anéis de Urano. A sua cor real é cinzento, tão escuro como carvão.

Os Anéis de Urano: Em 1977, foram descobertos os primeiros nove anéis de Urano. Durante os encontros da Voyager, estes anéis foram fotografados e medidos, tal como outros dois anéis. Os anéis de Urano são muito diferentes dos de Júpiter e Saturno. O anel épsilon exterior é composto principalmente por blocos de gelo com vários metros de diâmetro. Uma distribuição muito tênue de poeira fina também parece estar dispersa pelo sistema de anéis. Pode existir um grande número de anéis estreitos, ou possivelmente anéis incompletos ou arcos de anéis, tão pequenos quanto 50 metros de largura. Descobriu-se que as partículas individuais dos anéis são de baixa refletividade. As luas Cordélia e Ofélia agem como satélites pastores para o anel épsilon.

Mais informações:
Período de revolução: 84 anos 3 dias 15 horas
Período de rotação: 17 horas 14 minutos
Velocidade orbital média: 6.8352 km/s
Velocidade de escape: 21.29 km/s
Número de satélites: 27
Diâmetro equatorial: 51.724 km
Área superficial: 8.130.000.000 km2
Inclinação axial: 97.86°
Temperatura média no topo das nuvens: -218°C
Temperatura da superfície: -205°C
Características atmosféricas:
83% de Hidrogênio
15% de Hélio
1,99% de Metano
0,01% de Amônia
0.00025% de Etano
0.00001% de Acetileno
Vestígios de Monóxido de carbono e Sulfureto de hidrogênio

Créditos: Wikipédia & USP

2 comentários:

  1. Urano parece ser o planeta menos comentado. Quase não se vê falar nada dele.

    ResponderExcluir
  2. O pouco que se ouve falar, deve-se muito pela distância que se encontra e poucas naves passaram, por lá, em relação aos outros planetas mais próximos, com exceção a Vênus que está tão próximo e a NASA pouco comenta sobre o planeta, alegando que suas nuvens são muito densas.

    ResponderExcluir