terça-feira, 31 de agosto de 2010

A maior estrela já encontrada no Universo até o momento


VY Canis Majoris (VY CMa) é uma estrela hipergigante vermelha localizada na constelação do cão maior. Esta é a maior estrela conhecida e uma das mais luminosas. Uma equipe de astrônomos liderados por Roberta Humpreys, da Universidade de Minnesota através do Telescópio Espacial Hubble e do observatório de W.M. Keck, Havaí estimou que seu raio está entre 1.800 e 2.100 raios solares. Existem duas opinões controversas sobre esta estrela. Uma delas (segundo os estudos de Roberta Humpreys) é de que a estrela é uma hipergigante, muito grande e luminosa. A outra (com base nos estudos de Massey, Levesque e Plez) é de que a estrela é uma supergigante normal, com um raio estimado em 600 raios solares. No primeiro caso, sua superfície se estenderia além da órbita de Saturno. A estrela tem o volume de 2.940.000.000 (lê-se: dois bilhões e novecentos e quarenta milhões) planetas Terra. Estimações anteriores de seu diâmetro dizem-na ainda maior, com um raio de quatorze unidades astronômicas, o que equivale a 3.000 raios solares. VY Canis Majoris já perdeu cerca de metade da sua massa e o seu fim será, provavelmente, uma explosão de supernova, dentro de aproximadamente 3.200 anos. VY Canis Majoris está a 5.000 anos-luz de distância do Sol.

Créditos: NASA, ESA, and the Hubble Heritage Team

46 comentários:

  1. Quem diria. Todo mundo pensaria que a maior estrela é a Sirius.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Leandro.Muitas pessoas são desinformadas hoje em dia.

      Excluir
    2. acho que muitos confudem `` a Canis Majoris``(SÍRIOS) com ``vy Canis Majoris`` que é a maior estrela atualmente cocnhecida e uma das mais luminosas!!

      Excluir
    3. Isso! Sírius é a "Alfa Canis Majoris".

      Excluir
  2. E olha só a posição que Sírius se encontra no meio dessas preciosidades.

    ResponderExcluir
  3. da uma tristeza ver coisas como estas, e eu? quem sou? por que estou aqui? praticamente sem nenhuma importancia, muito menos que um zero a esquerda, sei la acho que a gente nao devia ficar mexendo nisso nao, tantos problemas aqui na simples terra, e nao conseguimos arrumar, e ainda procurar mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, essas coisas só fazem comprovar que existe alguém maior, que tudo criou. Imagine o tamanho e o poder do nosso Deus. Digo ainda, porque Deus mandaria seu filho, Jesus Cristo, para ser crucificado, morto, sacrificado por nós, se não tivéssemos importância alguma? Veja em João 3:16. Você não crê em Deus? Reveja suas crenças, pois a própria ciência já reconhece, para aqueles que não creem, que é muito provável que todos os seres humanos tenham se originado de somente uma semente humana, um casal, Adão e Eva.

      Excluir
    2. Calma rapaz! Tudo bem que exista um ser superior, mas a bíblia foi escrita por homens. Não fique citando passagens da bíblia, que nem mesmo alguns estudiosos da religião, conseguem comprová-las. Você pode ser notado, de acordo com sua grandeza interior, o que quer externar. Mas mesmo assim, ainda não seremos ninguém, comparados a alguém, ou a algo tão grande como nosso Universo.

      Excluir
  4. Eu acho que nós só estamos ainda existindo nesse belo universo, porque temos sim importância,e ja pensei que Antares era a maior!
    Eu também acho que isso não passa das coisas mais bonitas do universo.
    Mas nós devíamos olhar, por enquanto, para a terra, resolver seus problemas, só depois olhar para fora.

    ResponderExcluir
  5. nunca sera resolvido os problemas da terra, nao enquanto existir ser humano, para a terra somos um cancer, nao ha nada mais magnifico que explorar o universo, ha tanta descoberta por vir, no universo esta a chave que abre a porta la do quarto dos segredos.. nosso amigo anonimo tem medo e tristeza porque quando vemos a imensidao do universo temos certeza que nao existe nenhum Deus.. a ciencia ja matou deus, mas só que precisa ter coragem e estudo para aceitar isso, todos tem medo de sair da jaula de Jesus.. mas acredite quando sai vc percebe sua propria evolucao enxergando critaos e outros seguidores de uma entidade divina como macacos.

    ResponderExcluir
  6. esqueci meu contato do post acima hugoferreralmeida@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  7. para mim nada disso tem sentido sem deus a vida não poderia ter surgido do nada pra mim deus pode ser o próprio universo

    ResponderExcluir
  8. Estamos de passagem nesta vida, devemos aproveitar cada momento de nossa existência. A natureza do homem é a que qualquer um de nós conhece bem, mas existem muitas pessoas que ao invés de segui-lá, procuram um caminho alternativo, o caminho de melhorar, aprimorar-se, dar um sentido a essa passagem. Acredito que devemos policiar- nos, para o auto controle de si próprio, educar nossas palavras e modos, nos questionar e questionar, pois a verdade absoluta hoje, pode n ser a mesma amanhã. acho o assunto, cosmos, universo, muito provocativo, no sentido de que somos tão "pequenos", mas capazes de realizar grandes coisas, como ir á lua, enviar artefatos aos confins do universo, contruir coisas extraordianárias...Que incrível é a vida, mais incrível quando percebemos que o que nos rodeia, n se esume a uma casa, quarteirão, bairro, estado, pais, planeta...enfim, agradeço por ter tido a oportunidade de poder conhecer os segredos que a NASA e outros órgãos de pesquisa nos servem para alimentar nossos conhecimentos. Vamos nos alimentar do conhecimento e n de ódio, vingança... abração á todose vida longa !

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente fantastico, a certeza de que nada somos, e que o tempo não existe, tudo é um piscar de olhos. tudo é eterno, o tempo o universo. Não existe começo, nem fim. Não adianta tentar-mos entender, porque não é possivel. As dimensões do espaço, são a certeza, da grandeza do criador, o eterno, criou o eterno e simplesmente não ha explicação..

    ResponderExcluir
  10. E MUITO LEGAL DESCOBRIR AS ESTRELAS E COMO VIAJAR NO TEMPO ONDE TUDO COMESSOU

    ResponderExcluir
  11. È mesmo,não tem explicação,eu penso assim tambem , Deus existi e ele criou tudo isso.
    (uma onservasão,se notar tudo e redondo no universo(não é besteira o que estou escrevendo),tudo gira ,Deus fez tudo perfeito ,porque girar,porque redondo,só é pensar na terra por exeplo ,se agente anda ao redor da terra , ela sera infinita(entendeu aonde quero chegar)o que é redondo e infinito,então se agente pensar no universo como um redondo ele sera infinito.

    ResponderExcluir
  12. É IMPRESSIONANTE COMO Deus criou uma coisa ão facinante,linda e até emocionante.ver planetas como saturno e outros eu fico pensando:porque não acreditar que Deus existi e que criou esse universo infinito diante de nossos olhos.e simplismente a coisa mais inacreditável de que esses cientistas dizem:o universo surgiu com uma explosão de duas coisas menores que a cabeça de um alfinete(impossivel).não sei porque nao assumem que Deus tem poder e criou esse universo para que nos admiremos!!!!

    ResponderExcluir
  13. Acho muito legal tudo isso, estudos sobre estrelas, e só de pensar que a Terra, qual julgamos ser tão grande, em comparação com a VY Canis Majoris não passa de uma "poeira". É realmente muito impressionante o universo, acho muito fascinante.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pelo comentário, Julya!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Eu acho o Universo uma coisa fascinantemente extraordinária! As vezes fico imaginando o que há lá fora, quanta coisa ainda há para ser descoberta.. a humanidade sabe tão pouco sobre o universo em que vive. Minha curiosidade é enorme sobre esse assunto, o que me deixa sedenta por exploração KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  16. E continue aqui no meu blog, explorando cada vez mais nosso universo.

    Abraços e obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  17. Deus é uma criação humana, fruto dos nossos cerebros na tentativa de justificar nossa existencia.O universo não liga para nossa existencia, mais do que ligaria para uma particula de poeira.Ele é belo, mas indiferente aos sonhos humanos.

    ResponderExcluir
  18. A coisa mais simples a dizer é que deus nao exist. Os cientistas já fizeram isso, hoje muitos deles já se calaram por entender a loucura que é dizer isso. Eles sabem da impossibilidade de tudo pasar a existir do nada. Sempre são surpreendidos por novas descobertas, cada vez que inventam uma tecnologia para provar a inexistencia de Deus são surprendidos com coisas que só são explicadas se Deus existir. Portanto, tenho que concordar com as escrituras quando dizem que" Diz o tolo no seu coração: Deus nao existe". Nao sou tolo, nem cego no entendimento para dir uma tolice. Não seja cego!

    ResponderExcluir
  19. essa ai é a mesma 136a1 ?
    ou ela é menor que a 136a1

    ResponderExcluir
  20. Dê uma lida nas postagens anteriores e tire suas conclusões:

    Estrela de maior massa já encontrada:
    http://imagensdouniverso.blogspot.com/2010/07/encontrada-estrela-de-maior-massa-do.html


    A maior estrela já encontrada:
    http://imagensdouniverso.blogspot.com/2010/08/maior-estrela-ja-encontrada-no-universo.html


    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Bando de cristãos retardado.

    Como o amigo falou.... O Universo não está nem ai pra nós, que somos insignificantes. Por ordem da natureza tivemos o privilégio de ter Jupter como nosso "protetor" . Por que senão, Deus nenhum salvaria nós de um belo asteroide.

    Deus pros cristão é um ser que cria, destroi, manda e desmanda. E isso não existe, cada um faz o que quer, livre arbítrio. Como pode um ser criar do nada ? Nada é nada, como ele pode ter nada, e depois ter tudo. Deus não é um ser. No máximo Deus pode ser utilizado como o próprio Universo. Que pra mim Deus, é natureza, eu, você, a Terra, a Canis Majori, o Universo. Tudo isso pode ser Deus, como pra outros podem ser Satã, isso só muda a palavra, o sentido é o mesmo. Não um ser que fica sentado toda eternidade que manda e desmanda...

    Larguem de viajar no mundo da Lua. Evoluam.

    ResponderExcluir
  22. eu sou enterezada de ver essa estrela

    ResponderExcluir
  23. essa estrela e maior que o sol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu raio está entre 1.800 e 2.100 raios solares. Sem dúvida, ela é muito maior que nosso humilde Sol.

      Abraços!

      Excluir
  24. vy canis majoris é a maior estrela do universo

    ResponderExcluir
  25. Procurem no Youtube sobre William Lane Craig, filósofo cristão que colocou o temor de Deus nos ateus e neoateus mais conhecidos desta geração. Depois de ouvirem um cristão usar a filosofia para combater o ateísmo voltem aqui e digam que Deus não existe se tiverem coragem!

    ResponderExcluir
  26. DEUS = NATUREZA = UNIVERSO = DESCONHECIDO

    ResponderExcluir
  27. huhuhuhuhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu eu sei esse huuuu nao chegou nem perto da vy vanis kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem perto da vy canis majoris kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  28. Se comparada a Terra diante do Universo veremos que esta não é nada. Se a terra não é nada, imagine os seres humanos. Mas me alegro que Deus ama um ser humano muito mais do que a VY Canis Majoris que tabém é uma de suas obras.

    ResponderExcluir
  29. não importa o tamanho e sim a eficácia das ferramentas por exemplo o elétron é cerca de 1800 vezes menor q o proton mas se não tiver na mesma proporção prótons e elétrons o núcleo se torna instável causando a fisão nuclear.
    creio q por sermos tão pequenos mas tão importantes para o criador é q podemos não so fazer parte desse cosmo magnifico e tambem a razão da contínua existencia do universo.

    ResponderExcluir
  30. V383 monocerotis e a maior estrela do universo ate o presente momento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível que a massa dessa estrela seja entre 5 e 10 vezes a do Sol, sua luminosidade seja entre 550 e 5.000 vezes maior e seu raio poderia ser de cerca de 5 vezes a do Sol.

      http://imagensdouniverso.blogspot.com.br/2011/10/fonte-de-uma-misteriosa-explosao-nas.html


      Abraços!

      Excluir
  31. É importante lembrar que o universo vai além da nossa imaginação e não daquilo que somos capazes de ver, ou seja, o universo é um lugar totalmente incrível, mas todos nós sabemos que por trás de tudo isso deve existir uma força maior que rege toda essa imensidão e toda essa magia que é o universo.... Tanta violência aqui em nosso planeta, tanta miséria, tanta injustiça, e, o ser humano ainda é capaz de inverter os papéis do que de fato é o amor... Em nossa mente deveria existir a compreesão, o respeito a dignidade entre todos, basendo-se assim na orquestra sinfônica do nosso universo. Somos capazes de fazer o mau, mas não somos capazes de olhar o universo e sentir que somos grãos de nada em meio à vastidão cósmica... Devemos amar mais e ser menos egoísta, e quando isso acontecer, aí sim, poderemos finalmente compreender o que seria o universo do qual nós fazemos parte... Universo, aonde acontece o começo e aonde acontecerá o término da nossa existência em um futuro breve, por isso somos capazes de mudar nossa realidade.... Todos deveriam aproveitar pra apreciar as coisas ao nosso redor. Universo, lugar de mistério, mas também de descobertas incríveis que mostram o nosso interior. Não é possível que exista um ser capaz de não amar o seu próprio lugar de morada... Viva o universo, as coisas boas e que fazem parte do bem e do belo... A passagem nossa aqui em nosso planeta vai caracterizar pelos feitos que foram iminentes. Vamos cultivar o respeito e nos espelhar pela beleza do nosso universo, podemos dizer nosso porque fazemos parte dele... Se existe vida em outro lugar, que eu creio que exista, possivelmente são seres capazes de olhar para o cosmo e apreciar, ou seja, quem não iria apreciar esse incrível e maravilhoso lugar do qual fomos feito? Seres inteligentes são capazes e os estúpidos morrerão sem saber de fato a grandeza desse universo que se resume em duas palavras... 'AMOR" e"ORDEM"...

    ResponderExcluir
  32. nos somos o que somos e a estrela é o que é. enfiar religião não dá, muitas pessoas ficam fanáticas. muitos anos antes da bíblia ser escrita por homens a y canis já estava lá e é mesmo uma maravilha. que deus existe quase todos concordam e eu também.ao saber desta estrela dá um frio na espinha. comparado com esta estrela eu sou como um átomo e y canis é composta por trilhões e trilhões de átomos. se não fosse Saulo(Paulo) ninguém saberia que cristo existiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma rapaz , tudo bem que tu não sejas um crente do relato Bíblico , más isso não te credita como autoridade, para por em duvida o que têm sido crido por milhões de pessoas por muito tempo. Assim como teu parecer se baseia em dados acumulados através dos tempos, sem que tu saibas com certeza se esses registros são fidedignos, um crente do relato Bíblico acredita e põe sua fé no texto Bíblico, movido pela magnificência do relato Bíblico. Cada um procura suas respostas segundo sua natureza. Mas não te desesperes que todo tem um fim, e ao chegar esse fim , terás a resposta cabal para tuas duvidas.

      Excluir
  33. ESTE É O MEU DEUS MARAVILHOSO E RESPEITO A OPINIÃO DE CADA UM.

    ResponderExcluir