quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pontos azuis (milésimo post do blog)

Quando o astrônomo observou a Lua para fazer a imagem aqui reproduzida, ele esperava por retalhos escuros a sudeste da Cratera Copernicus, mas quando ele viu um grande número de pequenos pontos azuis na mesma área ele chegou até a pensar que havia algum problema ou alguma sujeira com a sua câmera. A imagem acima foi ampliada da imagem original da Lua Cheia para que se pudesse realçar os pontos em questão. Eles definitivamente estão ali e são reais. Uma pista para suas origens é fornecida pelo maior deles, que na verdade é a Cratera Copernicus H, com 4,6 km de diâmetro localizada um pouco a sul e a leste da Copernicus. Essa é uma cratera de halo escuro, ou do inglês, uma DHC, formada pela ejeção de lavas de marés que localizam-se subjacente ao material brilhante dos raios da Copernicus. Esses pequenos pontos azuis têm a mesma origem. Existem na verdade dúzias desses DHCs aqui nessa imagem. Mas o material que eles escavaram e jogaram para cima que caíram na superfície podem ser os chamados piroclastos, ou seja, cinzas vulcânicas. Os retalhos escuros e largos são piroclastos, explicando a cor azul proveniente de um material rico em titânio.

Créditos: LPOD




Hoje, o blog Imagens do Universo, chegou ao milésimo post. Feito que eu não imaginava alcançar, há quase 3 anos atrás, quando postei a primeira matéria, que comenta sobre a Galáxia de Andrômeda.
Abraço a todos que colaboraram com notícias, comentáros, sugestões, elogios, críticas... E principalmente, aos meus 105 seguidores, que todos os dias estão aqui me prestigiando, colaborando e aprendendo mais sobre astronomia junto com o autor.
Obrigado!

6 comentários:

  1. Parabéns pelo feito Lawrence, espero que o blog cresça ainda mais. E pessoal, eu indico esse blog, vale a pena segui-lo, mantenha-se informado sobre tudo que liga a astronomia, é muito bom!! Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo milésimo post e parabéns pelo blog. Passo por aqui todos os dias pra conhecer e aprender um pouco mais.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado magugo, por prestigiar sempre o nosso blog!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Lawrence! O blog é muito bom. Quero ver mais postagens ainda.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Leandro!
    Vou atrás do post 2000º, e daí pra diante.
    Abraços!

    ResponderExcluir