sábado, 17 de outubro de 2009

Constelação do Cruzeiro do Sul e o Aglomerado Caixa de Jóias

Aglomerado Caixa de Jóias



A grande variedade de cores de estrelas neste aglomerado aberto é adequada ao seu nome: A Caixa de Jóias. Umas das brilhantes estrelas é uma supergigante vermelha, em contraste com as muitas outras estrelas azuis que a rodeia. O enxame, também conhecido como Kappa Crucis, contém pouco mais de 100 estrelas, e uma idade de cerca de 10 milhões de anos. Os enxames abertos são jovens, contêm menos estrelas e uma maior fração de estrelas azuis que os enxames globulares. NGC 4755 situa-se a mais ou menos 7.500 anos-luz de distância, a luz que vemos hoje, foi emitida pelo aglomerado antes da construção das grandes Pirâmides do Egito. Cobre uma área de cerca de 20 anos-luz, e pode ser vista a olho nu na direção da constelação do Cruzeiro do Sul, o aglomerado encontra-se ao lado da estrela Mimosa.
As estrelas que dominam as noites de outono são as da constelação Crux ou Cruzeiro do Sul, a mais célebre, embora a menor de todas as constelações. O documento mais antigo que registra o nome Crux é a carta que Mestre João, físico da comitiva de Pedro Álvares Cabral, enviou ao rei de Portugal, dom Manuel, em abril de 1.500. Notável pelo brilho de suas componentes, o Cruzeiro do Sul situa-se ao lado de inúmeras manchas mais escuras, entre elas a nebulosa Saco de Carvão. O fundo negro dessa parte do céu contribui para realçá-la. Alfa (Acrux - 320 anos-luz), Beta (Mimosa - 353 anos-luz), Gama (Gacrux - 88 anos-luz) e Delta (Pálida - 364 anos-luz) do Cruzeiro, as quatro principais estrelas dessa constelação, são de primeira magnitude. A elas se junta, Epsilon do Cruzeiro (150 anos-luz), de terceira magnitude, mais conhecida como Intrometida. A olho nu, só é possível observar cinco estrelas, quatro delas dispostas em forma de cruz, onde Alfa e Gama formam a haste - Alfa fica ao pé da cruz - e Beta e Delta definem os braços. Epsilon está sob o braço menor da cruz. Na bandeira brasileira, que também estampa a constelação, a Intrometida está do lado direito e isso tem provocado polêmicas. As controvérsias se devem, em parte, ao fato de se ter usado em nossa bandeira a mesma representação dos globos celestes que mostram as estrelas, como seriam vistas se estivéssemos fora da esfera celeste.

6 comentários:

  1. É isso aí, o Caixa de Jóias por aqui, no nosso hemisfério sul. É fácil achar. Parece um A perto do Cruzeiro do Sul, mas é muito difícil enxergar as cores das estrelas. Gostaria de ver fotos de um outro aglomerado aberto mais abaixo do Cruzeiro, do lado direito e muito bonito também. Nunca vi fotos dele.

    ResponderExcluir
  2. Esse aglomerado que você citou, eu não conheço, afinal, como você sabe, são muitas coisas no universo, é difícil a gente conhecer tudo, mas irei procurar mais informações e postarei futuramente pra você.

    Abração e obrigado mais uma vez pelos comentários!

    ResponderExcluir
  3. Lawrence, eu acho que o que vi é mesmo um aglomerado. Ele fica abaixo do Cruzeiro entre a constelação de Carina, por cima da estrela Eta Carina, ao lado da nebulosa, segundo o meu mapa aqui, ao lado de outros aglomerados. Aqui só fala os números 3532, o 3291, o 3324, o 3540, o 3372. Só dá para ver com telescópio, mas com muita facilidade. Quando vi fiquei impressionado. Não entendo porque não é muito falado. Deve ter umas 100 estrelas e é muito mais bonito do que outros aglomerados mais famosos.

    ResponderExcluir
  4. Leandro, se for nomes com as letras "NGC" no início, a NGC 3532 é um aglomerado aberto na Constelação de Carina, NGC 3291 e NGC 3324 são galáxias e NGC 3372 é uma nebulosa, mas acho que o que você vê é o aglomerado Aberto NGC 3532.
    Vou me aprofundar sobre este aglomerado e postarei futuramente.

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. ola sou gabrielli zulpo e tenho 11 anos e estou procurando em tudo que e site e nao achei ate agora oq querro , no momento queria que vc dono desse site add umas fotos de outras galaxias vistas a olho nu da terra , tambem queria que vc add outras fotos de outras constelaçoes , astros , etc. nesse site se meu pedido se realize eu virei visitar mais esse site irei publicar irei deixar bastantes comenterios falando bem do site . Por favor me responda o mais breve possivel. estou falando do dia 03/05/12 as 19h e 16min

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gabrielli Zulpo! Estaremos preparando mais matérias sobre constelações. E, em relação as galáxias que você pediu, temos as de Andrômeda, Pequena e Grande Nuvem de Magalhães... Todas essas que já foram postadas, podemos ver a olho nu. Do lado direito do blog, procure pela opção "categorias", lá fica mais fácil você encontrar o que está a procura.
      Obrigado pelas sugestões!
      Abraço!

      Excluir