sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sinais de vida encontrados em uma das luas de Saturno


Cientistas podem ter encontrado sinais de vida em Titã, uma das luas de Saturno. Mas eles já declaram que reações químicas não orgânicas também poderiam estar por trás do fenômeno. Titã tem o clima muito frio para que haja água líquida em sua superfície, mas cientistas sugerem que poderia existir vida em algumas piscinas de metano e de etano líquidos que existem no satélite. Em 2005, cientistas levantaram a hipótese de que a vida poderia existir nesse tipo de ambiente se os micróbios alienígenas respirassem hidrogênio e comessem o acetileno, uma molécula orgânica, liberando metano no processo. A idéia de que poderia haver vida em Titã surgiu do fato que não há acetileno livre na atmosfera – apesar das condições do satélite e dos raios ultravioleta que ele recebe serem propícios à produção da substância. Além disso, medidas da sonda Cassini, que estuda Titã, mostraram que há hidrogênio desaparecendo da superfície do astro. Como o gás é liberado do interior do planeta, ele devia ficar acumulado na superfície, mas isso não acontece, o que pode sugerir que há seres respirando hidrogênio. Enquanto a presença de vida extraterrestre em Titã ainda não é provada, cientistas afirmam que o fenômeno é muito interessante.

Créditos: Astronomia e Universo

2 comentários:

  1. Primeiro queria dizer parabens ao site, sempre com informações interessantes e curiosas sobre esse nosso misterioso universo. Continuem assim, gosto especialmente das notícias como essa relacionadas a planetas e etc que se destacam e que poderiam até mesmo abrigar vida.

    Titã e Europa são os lugares mais interessantes que se conhece do nosso sistema solar atualmente, titã com uma pessão atmosférica mais de 50% mais forte que a da Terra, com lagos líquidos de metano, sistema de chuvas e outras coisas, é um lugar incrível! Será um desperdício se não encontrarmos nem mesmo vida bacteriana ou quem sabe alguma forma de planta lá, espero boas notícias desse lugar.

    Europa é outro lugar que interessa muito, poderia ser possível até mesmo vida animal na cama de água, apesar de pouco provável, é uma possibilidade, e se n tiver, já seria incrivel encontrar qualquer especie de planta ou bacteria lá.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo elogio, espero sempre, continuar postando as melhores matérias para meus leitores, infelizmente, não posso postar mais notícias, pois trabalho e não tenho muito tempo, mas sempre que posso, tá aí o resultado, matérias que sempre agradam.
    Tenho a mesma opinião que você sobre encontrar vida fora da Terra, nem que seja uma "bactériazinha", mas vamos encontrar, mas infelizmente, acho que há muita coisa encoberta pelas agências espaciais mais influentes no assunto.

    Forte abraço, e continue sempre dando uma olhada pelo meu blog, pois faço isso pra vocês, meus leitores!

    ResponderExcluir